Cresce preocupação com ciberespionagem por meio de webcams

Author Photo
10:22 am - 19 de outubro de 2017
webcam webcam

Você já parou para pensar sobre a segurança da sua webcam? Pesquisa da Avast indica que 65% dos brasileiros estão preocupados com cibercriminosos que possam espioná-los por meio da câmera de seus computadores. A empresa alerta que as ferramentas que podem hackear a webcam de um computador estão disponíveis no mercado ou mesmo no darknet – em alguns casos, são gratuitas.

mark zuckerberg webcam
Durante live no Facebook, público flagrou a precaução de Zuckerberg com sua webcam

A questão é que, embora muitos computadores tenham uma luz que indique que a webcam foi ativada, há ferramentas que podem evitar que esta luz seja acesa. Diversas pessoas, entre elas o ex-diretor do FBI, James Comey e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, cobrem fisicamente suas webcams para evitar que espiões indesejados possam vê-los. No entanto, apesar das preocupações serem altas, apenas 37% dos brasileiros tiveram essa mesma iniciativa. A prática é maior entre usuários dos Estados Unidos (52%) e do Canadá (55%).

A pesquisa apontou também que os brasileiros estão mais conscientes de que os cibercriminosos podem espioná-los sem que a luz indicadora da webcam seja acesa – em comparação com os resultados globais. Mundialmente, dois em cada cinco (40%) dos entrevistados desconhecem a ameaça, enquanto 50% dos brasileiros afirmam ter conhecimento da possibilidade.

Ondrej Vlcek, CTO e EVP Consumer Business na Avast, afirma que cobrir webcams é um bom começo, mesmo que muitas vezes seja inconveniente para as pessoas que frequentemente usam a câmera do computador. “Nós, portanto, lançamos para os usuários do AVG e Avast um recurso que oferece o controle total sobre quem pode usar suas câmeras, sem que tenham que cobri-las fisicamente”, destaca.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.