CPqD e Harris vão fornecer tecnologia para gestão dos ativos de navegação aérea do Brasil

Author Photo
6:32 pm - 27 de julho de 2015
CPqD e Harris vão fornecer tecnologia para gestão dos ativos de navegação aérea do Brasil
O CPqD, em parceria com a Harris Comunicações e Participações do Brasil, foi o vencedor da licitação realizada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para o fornecimento da solução a ser adotada no novo Sistema de Gerenciamento Técnico (SISGTEC), para monitorar os ativos de navegação aérea do País. 

A tecnologia será a principal ferramenta do Centro de Gerenciamento Técnico do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e terá como usuários o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgãos regionais (como os CINDACTAs), a Infraero e o Centro Geral de Navegação Aérea.

Entre os recursos que serão monitorados pelo sistema, destacam-se ativos de rede (roteadores, switches etc), sistemas de vigilância (como radares), de auxílio à navegação, comunicações móveis e fixas, canalizações contratadas de terceiros e sistemas de comunicação em geral (satélite, enlaces de rádio e de fibra óptica, entre outros).

O objetivo da adoção da ferramenta é permitir a rápida localização das causas de possíveis falhas em qualquer um desses recursos e, portanto, agilizar o reparo de problemas na rede. 

Para isso, será adotada a solução CPqD Intelligent Management, plataforma de gerenciamento de redes e serviços que já vem sendo utilizada por operadoras de telecomunicações. A Harris contribuirá com a operação do sistema e a prestação de serviços técnicos especializados, no consórcio formado entre as duas empresas para a execução do projeto.

Com duração prevista de dois anos, o contrato firmado com a CISCEA envolve fornecimento da licença de uso do CPqD Intelligent Management, instalação e configuração da solução, construção do conjunto de regras de correlação e alarmes, atualização das licenças, além de treinamento, operação assistida e uma série de outros serviços. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.