COVID-19: WhatsApp dá dicas de como identificar notícias falsas e boatos

5 dicas para diferenciar fake news e canais onde estas notícias falsas podem ser denunciadas

Author Photo
3:20 pm - 25 de março de 2020
whatsapp

Para se prevenir do COVID-19 e reduzir o contágio da doença, uma das grandes ferramentas utilizada pela sociedade é a informação. Entretanto, um dos grandes problemas que chegaram junto com a pandemia de coronavírus é quantidade de boatos e notícias falsas sobre a doença.

Um canal no WhatsApp criado pelo Grupo de Estudos da Desinformação da Unicamp, reuniu mais de 8 mil boatos sobre a doença em cerca de duas semanas desde que o canal foi criado. O Ministério da Saúde também divulgou um número de telefone para que as pessoas reportem notícias falsas ou de caráter duvidoso pelo WhatsApp.

O combate às fake news é também um dever de todos os cidadãos. Para ajudar as pessoas a identificarem com mais facilidade o que é uma notícia falsa, o WhatsApp oferece algumas dicas. Confira:

Verifique se uma mensagem foi encaminhada

Você pode verificar se uma mensagem foi escrita especialmente para você ou se foi encaminhada de outra conversa usando o indicador de “mensagens encaminhadas”, que indicará com um rótulo em itálico, no início da mensagem, que o conteúdo foi encaminhado e que não foi originalmente escrito pela pessoa com quem você está falando. Isso o ajudará a identificar correntes com informações falsas.

Confirme as fontes

Se você receber uma mensagem de áudio, vídeo ou texto com dados inacreditáveis, estranhos ou alarmantes, procure informações de fontes confiáveis ​​que confirmem isso, como jornais ou sites verificados. Atualmente, existe o Alerta de Saúde da OMS no WhatsApp, um serviço gratuito desenvolvido para responder a perguntas sobre o Coronavírus com informações precisas e autênticas. Para começar a receber informações neste canal, envie uma mensagem no aplicativo com a palavra “Hi” para +41 79 893 1892.

Não abra links de origem duvidosa

Se alguém que você conhece enviar um link para um site não oficial ou que solicita informações confidenciais, entre em contato com essa pessoa e confirme a fonte dos links que você recebe.

Atenção aos detalhes

Prestar atenção a pequenos detalhes, como erros de ortografia ou nomes confusos, pode ser a chave para detectar notícias falsas ou mensagens fraudulentas. Verifique se as informações vêm de um site confiável antes de compartilhá-las com mais pessoas.

Faça parte da solução

Se você identificou que as informações são falsas, notifique a pessoa que as compartilhou com você e incentive-a a verificar suas informações. Não espalhe uma mensagem se você não souber se a informação é real. Qualquer informação importante está sendo relatada pelos canais oficiais e redes sociais verificadas do Ministério da Saúde.

Se você receber notícias falsas, poderá denunciar um contato ou grupo seguindo estas etapas: abra a conversa > selecione o grupo ou contato para visualizar as informações do perfil > escolha a opção denunciar contato ou denunciar grupo.

Além disso, recentemente foi anunciada a Central de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp, que oferece alguns recursos gerais para reduzir a disseminação de rumores e ajudar no acesso a informações de saúde precisas e confiáveis.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.