Corning abre showroom em São Paulo e mira crescimento dos negócios de fibra óptica

Author Photo
8:35 am - 15 de dezembro de 2016
Corning abre showroom em São Paulo e mira crescimento dos negócios de fibra óptica

Conhecida pela fabricação do Gorilla Glass, vidro resistente presente em mais de 4,5 bilhões de dispositivos móveis em todo o mundo, a norte-americana Corning também tem forte atuação no mercado de fibra óptica, provendo a tecnologia para operadoras de telecom e data centers que buscam levar mais velocidade e qualidade de conexão para seus clientes. Essa área, inclusive, é responsável por 40% dos negócios da companhia.

De olho nesse mercado em plena expansão e para criar um mostruário permanente de seu portfólio, a empresa abriu um showroom em São Paulo. O espaço junta-se aos outros três da companhia em Nova Iorque, Singapura e Londres. O local, com área de 200 metros quadrados, está situado dentro do escritório da fabricante na capital paulista e reúne produtos com Gorilla Glass, fibra óptica e soluções em realidade aumentada.

“A ideia é mostrar para nossos clientes como funciona a rede de telecom na vida real, saindo da infraestrutura da operadora, passando pela rua, até chegar à casa dos consumidores. Além disso, apresentamos inovações baseadas em vidro, que foi origem do nosso negócio há 165 anos”, explicou Ricardo Claro, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Mercado para América Latina e Caribe da Corning.

O IT Forum 365 foi até o espaço conferir de perto o showroom. Veja abaixo os destaques do tour.

Na operadora
Até pouco tempo, a rede das operadoras era feita essencialmente de cobre ou cabo coaxial, tecnologias que custam caro e que despertam o interesse de ladrões que buscam retorno financeiro com a venda dessas tecnologias. Com a chegada do cabeamento via fibra óptica, as teles passaram a investir na tecnologia, embora ela represente apenas 10% da infraestrutura de conectividade no País.

Em seu showroom, a Corning mostrou a rede de fibra óptica de uma operadora, única capaz de suportar a demanda de maior velocidade de conexão dos exigentes usuários de banda larga hoje. “Há dez anos, não imaginávamos que precisaríamos da fibra para mais velocidade. Mas na era do Netflix, isso é real. Imagine daqui uma década quando displays de vidro serão uma realidade? A fibra será ainda mais fundamental”, comentou Tadeu Viana, diretor de Vendas da Corning para América Latina e Caribe.

Claro mostrou o stack abaixo que comporta a tecnologia de saída da fibra óptica da operadora para a rua, responsável pela gestão de um grande número de saídas em um espaço físico reduzido.

Corning fibra optica 17438018

Na rua
Depois de deixar a operadora, a fibra segue para a rua para fazer a conexão da fibra na rede externa. É por meio do aparelho abaixo que isso é possível. Antenas espalhadas pela cidade são responsáveis por espalhar o sinal. “A tendência do futuro é ter muitas antenas na cidade”, adiantou Viana.

corning rua 17405870

Em casa
A fibra, então, é levada para a porta do cliente e dispositivos dentro do apartamento recebem a conexão.  

corning casa 17388533

Atualmente, um dos desafios da fibra óptica em casa é sua resistência. Mas a Corning quer mudar esse cenário. A empresa criou uma fibra óptica dobrável que será levada para a casa das pessoas já no próximo ano.

Corning fibra dobravel 17187223

Gorilla Glass
Com mais de 4,5 bilhões de aparelhos móveis usando Gorilla Glass atualmente, a Corning mantém parceria com mais de 40 marcas para integrar a tecnologia altamente resistente em todo o mundo. A companhia está agora ampliando o leque e levando o Gorilla Glass para o setor automotivo.

Segundo Claro, o Ford GTA já usa a tecnologia em seus vidros, tornando-os mais resistentes e duráveis. Outras novidades no segmento serão anunciadas em breve, disse o executivo, sem entrar em detalhes.

Corning Gorilla Glass 17367965

Vidro por todos os lados
A Corning acredita que o futuro será recheado de telas de vidro, assim como no filme Minority Report. Em seu showroom, a empresa conta com uma grande tala de vidro, sensível ao toque, que permite abrir uma série de conteúdos ao mesmo tempo e trocá-los de lugar conforme a necessidade.

Corning Minority Report 17346625

Crédito das fotos: Déborah Oliveira

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.