Copel otimiza processos e indicadores estratégicos com analytics

Author Photo
3:15 pm - 19 de novembro de 2014
Copel otimiza processos e indicadores estratégicos com analytics
A Copel solucionou um problema que atingia a empresa nos últimos tempos. Como a empresa é dividida em seis unidades de negócios, que possuem atuações distintas e necessidades específicas para gerir indicadores relacionados a receitas, a companhia precisou buscar uma ferramenta que ajudasse na obtenção de informações e consolidação de dados. E foi a plataforma de Business Inteligence (BI, na sigla em inglês) da MicroStrategy que atendeu a essa demanda. 

Segundo o membro da equipe de BI da companhia, Jeferson Guerber Kindl, o cenário complexo da empresa exigia soluções que pudessem reorganizar processos, otimizar negócios e integrar os sistemas, de forma que as decisões passassem a ser tomadas baseadas em informações mais precisas e seguras. 

Anteriormente, o trabalho com o BI era mais focado no corpo operacional da empresa. A importância dessa modernização é a possibilidade de extrair informações diretamente dos sistemas chave, como ERP, solução de gestão dos consumidores (CIS, na sigla em inglês), entre outros, sem necessidade de utilização de mão de obra do corpo funcional para a produção de relatórios para apoiar a gestão. 

Segundo a Copel, o sistema de BI trouxe diversos benefícios, como padronização no acesso aos dados e automação nos processos de obtenção e geração de informações, o que possibilita diminuição no ciclo de revisão desses elementos. A empresa afirma que a partir da mudança foi possível aprimorar o acompanhamento dos processos de negócios e aumentar a capacidade de análise, além de reduzir custos devido a minimização da necessidade de retrabalho na captura de dados. Outro impacto positivo destacado pela Copel está relacionado ao acompanhamento do desempenho de indicadores, primordial no caso de companhias atuam em um mercado altamente regulado. 

BI presente em todas as áreas

Atualmente, as soluções analíticas atendem aos setores operacionais, como engenharia e manutenção de redes, e são utilizadas para sanar dificuldades em diversos segmentos. A ferramenta também é usada pela equipe de recursos humanos e pelo corpo gerencial, que obtêm e analisam informações históricas e consolidadas que necessitam. 

Segundo a integrante da equipe de BI da Copel, Josiane Gonçalves Gaspar, a solução, por sua característica totalmente independente, garante maior confiabilidade das informações e, por meio das análises, é possível garantir maior alinhamento ao planejamento estratégico, visto que possíveis desvios são identificados rapidamente. 

Projetos em andamento

De acordo com a companhia, com o sucesso da migração, as atenções estão voltadas para o alinhamento total das soluções com as estratégias do negócio, o que proporcionará o cruzamento de múltiplas fontes de informação e ao mesmo tempo disponibilizará o dado correto no momento oportuno para os gestores do alto escalão. 

A Copel também destaca o encaminhamento dado no sentido de que as principais soluções sejam implantadas já permitindo acesso por meio de dispositivos móveis por meio do MicroStrategy Mobile. Como a tecnologia está em expansão na companhia, a demanda pela disponibilização de informações tende a crescer em diversas áreas, tanto operacionais quanto de gestão. Segundo a companhia, as ferramentas adotadas facilitam o atendimento dessas demandas, o que torna mais ágil o desenvolvimento de novas aplicações.

A empresa também está passando por um processo de migração da plataforma MicroStrategy para uma versão mais atual e espera, assim, conseguir adequar o ambiente para possibilitar o trabalho de um número maior de desenvolvedores, disponibilizar novas funcionalidades de análise e efetivar o cruzamento de dados de fontes diversas, inclusive de planilhas eletrônicas. A estratégia passa pela implementação do “self-service BI”, que possibilitará a usuários-chave criar análises em áreas restritas, além de viabilizar iniciativas em Big Data.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.