Coordenação da Telemedicina da UERJ adota plataforma Polycom para expandir conhecimentos médicos

Author Photo
5:06 pm - 30 de outubro de 2017
telemedicina telemedicina

Na Coordenação da Telemedicina da FCM-UERJ (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e no Grupo de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs) da Saúde da Criança e do Adolescente da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), a plataforma de vídeo colaboração da Polycom agrega importante valor às atividades de ensino, treinamento e capacitação profissional de equipes médicas. São mais de 40 pontos de videoconferência interligando universidades brasileiras, hospitais públicos e outros serviços médicos em várias cidades, com diagnóstico remoto.

A Dra. Evelyn Eisenstein, professora associada do Departamento de Pediatria da FCM-UERJ, e coordenadora do SIG Saúde da Criança e do Adolescente, relata os recentes resultados obtidos pelas reuniões em vídeo colaboração e o grande feito conquistado logo que o SIG foi criado em 2007. “Alcançamos um aumento de produtividade, do conhecimento e da atualização médica, por exemplo em sessões realizadas durante as epidemias de Dengue, Zika Virus e Chicungunya, permitindo-nos ainda uma maior agilidade na capacidade de síntese e de comunicação de conteúdos relevantes e emergenciais para a tomada de decisões”, destaca Dra. Evelyn Eisenstein.

A coordenação do SIG Saúde da Criança e do Adolescente é compartilhada, estando sob a responsabilidade das Professoras Dra. Evelyn Eisenstein, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Dra. Suzy Santana Cavalcante, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ambas médicas pediatras e membros da Sociedade Brasileira de Pediatria, e do Professor Dr. João Joaquim Freitas do Amaral, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), que inseriu a participação assídua de vários profissionais de saúde da Região Nordeste. Eles promovem uma agenda de trabalho que inclui reuniões científicas periódicas e interações para colaboração em atividades permanentes de educação, pesquisa e assistência à saúde.

Por meio da plataforma Polycom, outro importante resultado alcançado por eles tem sido a quebra da barreira da distância, pois nas sessões de videoconferência há o compartilhamento e a atualização de informações médicas com abrangência em todo o território nacional. Desde de 2009, com plataforma implementada e uso constante, mais de 90 sessões de videoconferência já foram realizadas pelo SIG Saúde da Criança e do Adolescente, com participação de 650 profissionais como professores, médicos residentes, especialistas e graduandos de diversos cursos da área da saúde, envolvendo 40 instituições (com oito a dez pontos conectados por mês). “A colaboração entre nossos profissionais tornou-se mais dinâmica com uma comunicação em tempo real e a distância, nacional e internacional, disseminando e atualizando conhecimentos e saberes médicos em prol da saúde e medicina de crianças e adolescentes brasileiros”, orgulha-se a Dra. Evelyn Eisenstein.

Fronteiras ampliadas

O projeto teve início com a doação pela instituição Medical Missions for Children dos Estados Unidos, em 2002, de um equipamento de videoconferência da Polycom. Isso se deu para a realização da primeira sessão de videoconferência entre equipes médicas brasileiras (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FCM-UERJ) e equipes de médicos do The Johns Hopkins Hospital, nos Estados Unidos, com apoio da Medical Missions for Children (MMC). As equipes médicas discutiram sobre o tratamento de um caso raro de tumor torácico em uma criança de nove anos de idade, da cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, de difícil diagnóstico na época.

Atualmente, a FCM-UERJ e o SIG Saúde da Criança e do Adolescente possuem na plataforma de vídeo colaboração os equipamentos Polycom® HDX® 7000, sistema de gravação e gerência de conteúdos Polycom® RSS™ 4000 e Polycom® RealPresence® Desktop, além de contarem com uma unidade de controle multiponto (MCU) Polycom® RMX 4000 ligada na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

A Dra. Evelyn Eisenstein e sua equipe estenderam o uso dessa plataforma Polycom para treinamentos, reuniões em geral, segundas consultas – neste item, as sessões de vídeos com atuação colaborativa acontecem para discutir um caso complexo com outras equipes, inclusive internacionais -, educação médica a distância e eventos científicos como os realizados no Rio de Janeiro em 2012 e em 2015. A principal sessão internacional em 2016, denominada “Children and Adolescent Health in the Digital Era: Findings from the Kids Online Survey in Brazil”, com Dr. Alexandre Fernandes Barbosa, Dra. Evelyn Eisenstein e Dr. João Aprigio, foi coordenada pela RedCLARA (Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas) e o Projeto MAGIC (Middleware for collaborative Applications and Global vIrtual Communities), com apoio do SIG Saúde da Criança e do Adolescente.

As campanhas de prevenção igualmente ganharam importância em sua realização através das discussões e definição das ações a serem executadas, como foi o caso da tradução para o português e o espanhol, com o lançamento no Brasil, do vídeo realizado pelo Children´s Hospital de Sydney, na Austrália, referente ao trabalho da Dra. Sue Foley sobre a síndrome do bebê sacudido (shaken baby syndrome) e que foi colocado no Youtube, tendo alcançado mais de 50 mil visualizações.

A vídeo colaboração já se consolidou no dia a dia desses profissionais da área de saúde da FCM-UERJ e no Grupo de Interesse Especial Saúde da Criança e do Adolescente, de modo a descobrirem e explorarem cada vez mais os recursos tecnológicos que as soluções da Polycom propiciam a eles. E, assim, um novo local de trabalho, com alta produtividade e com interações com especialistas globais, que supera o desafio das distâncias para disseminarem o desenvolvimento de profissionais e de programas de saúde.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.