Cooperativa agrícola reduz pela metade ciclo de planejamento com análise de dados

Author Photo
2:13 pm - 12 de março de 2014
Cooperativa agrícola reduz pela metade ciclo de planejamento com análise de dados
A Coamo reformulou toda a sua gestão orçamentária após contratação de serviços de consultoria e software da IBM Brasil. A necessidade da cooperativa agrícola era desenvolver um sistema de planejamento orçamentário robusto, mais rápido, flexível, de fácil manutenção e que realizasse análises e revisões periódicas dos seus dados financeiros.

A companhia tem sede e Campo Mourão, no Paraná, implantou a solução de planejamento de dados Cognos TM1, integrado ao sistema de gestão da Coamo, em novembro de 2013. Em aproximadamente três meses de atuação, o sistema simplificou o processo e acelerou o período de planejamento e análise do orçamento de 60 para 30 dias. Durante o último ciclo orçamentário, ainda, todas as 116 unidades da cooperativa e as áreas de áreas de indústrias, terminal portuário e de apoio, tiveram acesso simultâneo à solução. Assim, em duas semanas, a contribuição de cada uma delas foi concluída e a equipe de custos e orçamentos conseguiu compilar informações e criar análises em apenas duas semanas.

“Nós estávamos em busca de uma tecnologia que ampliasse a capacidade de análise num intervalo de tempo menor e que fosse mais intuitiva e integrada. O TM1 permite um ciclo de revisão a qualquer momento, possibilitando corrigirmos tempestivamente eventuais desvios do curso orçamentário. Além disso, trabalhávamos em um cenário onde as diferentes unidades de negócios tinham que se dividir em turnos para acessar o sistema, que suportava apenas 30 usuários simultaneamente. Hoje, temos possibilidade de acesso simultâneo ilimitado”, comenta Antonio Sergio Gabriel, Superintendente Administrativo da Coamo.

As simulações de diferentes cenários permite à Coamo calcular o impacto na rentabilidade, precificação, fluxo de caixa, recursos humanos, entre outros elementos. Outros benefícios da análise de dados na gestão financeira e orçamentária são a entrada de informações mais consistentes e transparentes e a demonstração de resultados imediatamente após a consolidação das mesmas. A solução possibilita, ainda, comparações entre os atuais resultados financeiros e de anos anteriores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.