Coop aumenta tíquete médio de vendas com plataforma de data analytics

Desde o início do isolamento social, a Coop (Cooperativa de Consumo) aposta no e-commerce para atender os clientes com eficiência e segurança. Ao analisar seus números de negócios por meio de estudos quantitativos realizados pela plusoft DTM, a instituição identificou uma queda no tíquete médio da categoria de perecíveis no ano passado.

Para solucionar o desafio, a Coop utilizou o data analytics da mesma plataforma para gerar insights do problema do negócio e entender a melhor maneira de abordar o público. Visto que há um alto número de compradores desta categoria, houve certa flexibilidade para construir uma campanha mais segmentada, voltada para quem realmente tem interesse pelos produtos e precisa de um incentivo para voltar a consumi-los.

A ideia, então, era mandar, por meio de e-mails marketing, cupons de desconto e conteúdos informativos sobre modo de preparo, curiosidades e consumo dos laticínios e atrair a atenção do público dessa forma, visando não só elevar a taxa de recompra, mas mudar o modo de consumo, tornando-o híbrido (digital e físico).

“Mesmo com um tempo curto, conseguimos elaborar a campanha com assertividade, iniciando pelo desenho da estratégia, passando pelo uso da tecnologia e finalizando com o envio de todos os conteúdos. Um processo estruturado e que fez toda a diferença na hora da execução”, conta Gabriela Santos, analista de CRM na Coop.

O planejamento e a elaboração dessa campanha “Derivados do Leite” duraram em média 30 dias, e com o auxílio do Modelo de Propensão à Categoria e a inteligência de recomendação da plataforma da plusoft DTM, ao realizar a parametrização, a base foi segmentada com clientes com média e alta propensão de recompra e, por meio da ferramenta de campanha, começaram o envio dos e-mails.

“Foi realizado um trabalho conjunto. A plusoft DTM coletou dados precisos e importantes para determinar as próximas ações de forma assertiva, assegurando que a Coop tivesse os insumos certos para construir uma campanha que trouxesse resultados positivos e acertasse na necessidade dos clientes”, comenta Fagner Aires, diretor de projetos e operações da plusoft DTM.

Ao todo, foram abordados 93 mil clientes únicos, e a taxa de impacto dos e-mails chegou a 21,1% e garantiu uma taxa de conversão de 62,95% e um ROI de 116,4. Já o faturamento incremental atingiu um valor de mais de R$ 280 mil. Fora esses números, o tíquete médio – objetivo principal estipulado no início do planejamento – foi atingido.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

12 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

13 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

14 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago