Contra fake news, TSE lança portal para próximas eleições

Agora, o site reúne todos os conteúdos produzidos para rebater informações falsas sobre a Justiça Eleitoral em um único espaço

Author Photo
12:55 pm - 31 de outubro de 2019

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou uma espécie de versão 2.0 da página “Esclarecimentos sobre Notícias Falsas”, lançada no pleito de 2018. A ação visa “enfrentar o fenômeno da desinformação”. Com isto, ela passa a se chamar “Fato ou Boato?” e ganha novas características.

Agora, o site reúne todos os conteúdos produzidos para rebater informações falsas sobre a Justiça Eleitoral. Além disso, materiais produzidos por instituições parceiras, que aderem ao “Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições de 2020”, também serão exibidas.

A assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, diz que esta é uma evolução da ferramenta. A campanha do ano passado, intitulada “TSE contra Fake News”, é finalista da 16ª edição do Prêmio Innovare, na categoria “Tribunal”.

“É como se fosse uma versão 2.0 da página de 2018, com mais dados e ferramentas para atestar a veracidade da informação”, pontuou Rosa.

“A ideia é facilitar a vida do cidadão, reunindo informações sobre esse tema numa pagina clean, fácil de navegar e amigável”, acrescenta.

fato ou boato tse

O novo modelo traz todo o conteúdo na mesma página, dividido em oito áreas: Passo a Passo, Esclarecimentos, Quiz, Mitos Eleitorais, Agências, Posts, Candidatos e Fake News.

O ícone de Passo a Passo possui tópicos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), também parceira do TSE para as Eleições 2020. Na seção “Esclarecimentos”, o leitor encontra textos e vídeos produzidos em 2018 pra desmentir informações falsas sobre a Justiça Eleitoral, a urna e o voto.

Há, também, uma página que reúne as agências de checagem de fatos parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação.

Leitores também encontram informações sobre os candidatos, tais como receitas e despesas, de há alguma pendência do político com Justiça e traz contexto histórico do candidato escolhido.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.