Conselheiros de bancos tem pouca experiência em TI, revela estudo

Apenas 10% dos membros dos conselhos dos maiores bancos do mundo têm experiência relevante em tecnologia, diz estudo da Accenture

Author Photo
9:00 pm - 25 de março de 2021

Apesar de investirem cada vez mais em tecnologia e acompanhar a demanda dos consumidores, os membros dos conselhos dos maiores bancos do mundo não têm o conhecimento tecnológico necessário para minimizar riscos e maximizar benefícios dos investimentos feitos. Falta repertório sobre tecnologia e fluência digital entre os profissionais, revela um estudo divulgado nesta quinta (25) pela Accenture.

O levantamento considera dados compilados a partir da análise do histórico profissional de quase 2 mil diretores executivos e não-executivos de 107 dos maiores bancos do mundo.

Na análise, a Accenture define membros do conselho com experiência profissional em tecnologia como aqueles que têm responsabilidades de tecnologia sênior – incluindo a ocupação de cargos como CIO, CTO ou CDO – na empresa atual, ou que teve tais responsabilidades em empresas anteriores. Foram consideradas instituições da Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Países Baixos, Reino Unidos, Rússia, Suécia e Suíça.

Apenas 10% de todos os diretores de conselho, bem como 10% dos CEOs presentes nos conselhos ouvidos pelo estudo, têm experiência profissional no ramo de tecnologia – aumento de 4 e 6 pontos percentuais, respectivamente, em comparação a cinco anos atrás. O número de bancos cujo conselho tem pelo menos um membro com experiência profissional em tecnologia aumentou apenas 10% nos últimos cinco anos, passando de 57% para 67%.

“Bancos que estão acelerando a adoção da nuvem para um melhor gerenciamento das mudanças se beneficiariam de um conselho com experiência em tecnologia e capaz de garantir que os investimentos sejam compatíveis nas várias unidades de negócios”, explica em comunicado Joana Henklein, diretora de estratégia e consultoria em serviços financeiros da Accenture no Brasil.

No estudo, a Accenture recomenda que ao menos 25% dos membros dos conselhos de bancos tenham experiência em tecnologia. Por outro lado, enquanto apenas 19% dos diretores com experiência em tecnologia cinco anos atrás eram mulheres, esse número atualmente chega a 33%.

Diferentes mercados

O estudo mostra que os conselhos de bancos no Reino Unido, Finlândia, Irlanda e EUA têm um percentual maior de diretores com experiência profissional no setor de tecnologia do que os de outros países, com um aumento significativo na comparação com os dados de 2015. No entanto a contagem em conselhos de bancos é considerada baixa em países como Brasil, China, Rússia e vários países da Europa, incluindo Áustria e Itália.

“Eles [os bancos] devem considerar a experiência em tecnologia como um fator a ser levado em conta nas novas indicações, além dos demais critérios de avaliação existentes”, explica Joana. “Também existem caminhos mais rápidos de aumentar a expertise em tecnologia entre os membros dos conselhos.”

A executiva cita como exemplo a oferta de treinamentos sobre tecnologias recentes, como nuvem, inteligência artificial e IoT. “Dessa forma, os executivos podem compreender de que forma a combinação entre tecnologia e criatividade humana possibilita o acesso a novas fontes de valor”, diz.

O estudo completo pode ser acessado (em inglês) nesse site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.