Conheça os vencedores da maratona digital da Saint-Gobain

Com dois meses de duração, maratona digital reúne inovações em internet das coisas

Author Photo
2:45 pm - 15 de dezembro de 2017

A Saint-Gobain anunciou os vencedores do Ultra Challenge, hackathon para desenvolvimento de soluções de internet das coisas (IoT) com foco no setor da construção civil. A maratona de programação teve dois meses de duração e foi totalmente ambientada em plataformas digitais, com participação de estudantes e profissionais das áreas de tecnologia e inovação, ligados a startups e empresas de maior porte.

A vencedora foi a equipe Changement, que ganhou uma viagem para Paris (França), para realizar uma apresentação ao CEO mundial da Saint-Gobain, Pierre-André de Chalendar. O projeto consiste em uma plataforma de business intelligence, que reúne informações de hidrantes inteligentes. Com parcerias governamentais e utilizando big data, cruzam esses dados com informações de obras na região mapeada. A solução potencializa a venda materiais de construção para grandes obras na cidade e receberá investimento durante o ano de 2018.

Thierry Fournier, presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Chile e Argentina, comenta que a iniciativa é importante para o desenvolvimento digital do grupo. “Temos um grande desafio de impactar o consumidor em sua jornada nos 67 países onde atuamos. Aprendemos muito aqui com os participantes. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho”, destaca.

A equipe Baze ficou na segunda colocação, com o desenvolvimento de um sistema para evitar desperdícios e melhorar a logística de fornecedores em empresas do grupo. A equipe vai receber um fomento para desenvolver o projeto no próximo ano.

Já o terceiro lugar ficou com a equipe Strange Of Things, que desenvolveu projeto para facilitar a conectividade e venda de produtos para o consumidor final, por meio de ferramentas baseadas em inteligência artificial. Os desenvolvedores serão contemplados com um curso da FIAP, apoiadora do Ultra Challenge Saint-Gobain 2017.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.