Conheça os desafios desta semana da Maratona Behind the Code 2020

FIAP e Algar Tech procuram soluções para resolver desafios de negócios nas áreas de ensino superior e gestão de ambientes de tecnologia digital

Author Photo
12:30 pm - 28 de agosto de 2020

Na segunda semana da Maratona Behind the Code 2020, a IBM anunciou mais dois desafios nas áreas de ensino superior e gestão de ambientes de tecnologia digital para FIAP e Algar Tech.

Diferentemente de outras competições do gênero, o foco da Maratona Behind the Code não é resolver problemas complexos em um curto limite de tempo. Ao invés disso, dois desafios são lançados a cada final de semana para que os participantes tenham tempo para encontrar soluções criativas, usando as tecnologias da IBM.

Bom saber que o tempo de entrega não entra no cálculo da pontuação do desafio. Mas aqueles que entregarem o desafio na primeira semana após o lançamento receberão um bônus de 10% da pontuação final.

Conheça os desafios 3 e 4 deste fim de semana:

FIAP: Criando uma ferramenta de auxílio de aprendizagem para estudantes

A Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) é um centro universitário com destaque para tecnologia, inovação e negócios, com 15 graduações, 25 MBAs e diversos cursos de curta duração.

Com a adoção do ensino remoto, muitos dos envolvidos na educação, tanto alunos quanto professores, encontram-se perdidos em meio a uma infinidade de informações e possibilidades. Dessa forma, é uma demanda urgente para a área, a organização e a estruturação deste novo modelo.

Objetivo: Os participantes da Maratona deverão criar um portal capaz de buscar sugerir material de estudo adicional como vídeos, podcasts, e-books e artigos, de maneira a dinamizar e acelerar processos de aprendizagem. Como uma ferramenta que ajude a encontrar outras fontes de pesquisa, modelos de estudo e novos conteúdos.

Quais tecnologias deverão ser empregadas? Para o desafio, os participantes deverão usar o Watson Discovery para criar um modelo capaz de fazer tais recomendações de acordo com o interesse do aluno. Durante o desenvolvimento, duas questões centrais para cientistas de dados serão abordadas: estruturação de dados e curadoria de modelos de aprendizado de máquina.

Premiação: Os cinco primeiros colocados receberão cinco bolsas de graduação ou MBA em qualquer curso da universidade, à escolha do beneficiado.

Algar Tech: Criando um modelo de contratação de profissionais

A Algar Tech atua no mercado corporativo com um portfólio especializado em processos de negócios de relacionamento com cliente e gestão de ambiente de tecnologia

Objetivo: Os participantes da Maratona deverão criar um modelo no Modeler Flow capaz de encontrar o melhor candidato a partir da modelação de dados do dataset disponível. Um modelo que saiba selecionar, dentre os muitos candidatos a uma vaga, aquele que mais se adequa aos padrões pré-estabelecidos.

Quais tecnologias deverão ser empregadas? Para realizar a tarefa, os participantes deverão usar três programas: o Watson Studio, o Watson Machine Learning e o Cloud Object Storage. Apesar de o suporte fornecido ser para Modeler Flow, os participantes têm liberdade de modelar na plataforma da forma como mais se sentirem confortáveis.

O que você precisa saber sobre a Maratona

A Maratona Behind the Code em 2020 terá oito desafios lançados a cada final de semana. Dois novos serão revelados no próximo final de semana. Não perca os prazos, acesse o site maratona.dev

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.