Conheça os 5 profissionais de TI mais demandados pelo Canadá

Veja quais as áreas de tecnologia estão mais aquecidas no país que deve receber mais de um milhão de imigrantes em 2021

Author Photo
4:17 pm - 13 de junho de 2021
Canadá

O mercado de tecnologia da informação canadense está aquecido desde o início da pandemia. Com o avanço da digitalização, o país está buscando estrangeiros para cobrir a alta demanda por profissionais de TI e deve atrair mais de 1,2 milhão de trabalhadores até o fim do ano.

Atualmente, um terço dos negócios no Canadá são comandados por estrangeiros, graças ao apoio de políticas de imigração que incentivam especialmente a contratação mão de obra especializada em áreas estratégicas. A entrada de imigrantes de diversos países respondeu pelo aumento de mais de 80% da população do país apenas no ano retrasado.

“Ser um profissional de TI no Canadá é uma excelente oportunidade de crescimento profissional e pessoal”, analisa Jéssica Carvalho, gerente de produtos da SEDA Intercâmbios. “O país está em constante busca por trabalhadores da área, com ótimos incentivos para a imigração, salários e outros benefícios para estrangeiros em diversas províncias regionais”.

A tendência é que a busca e valorização por esses trabalhadores aumente ainda mais no país, mesmo com a pandemia. Diante disso, o primeiro passo para uma carreira internacional em tecnologia, segundo ela, é considerar quais áreas oferecem mais oportunidades a longo prazo. “Analise as vagas disponíveis, as empresas que as estão ofertando e parta em busca de seu sonho internacional”. Essa busca por ser iniciada pelo LinkedIn, por sites como Indeed e Glassdoor, além de empresas especializadas em recrutamento no exterior.

Leia mais: Contratações em TIC crescem três vezes no primeiro trimestre de 2021

Com base em um levantamento da consultoria de recursos Randstad, aos profissionais de TI mais demandados no Canadá são:

1. Desenvolvedor e engenheiro web: as habilidades de codificação e programação desse profissional são fundamentais para garantir o funcionamento de organizações no meio digital – especialmente, diante do isolamento social. Profissionais com especializações em front e back end são ainda mais valorizados, sendo capazes de criar interfaces intuitivas que tornam a experiência do usuário muito mais agradável.

2. Gerentes de projetos em TI: também são constantemente buscados pelo Canadá. Em qualquer tipo de negócio, esses cargos são indispensáveis para equilibrar prazos e orçamentos com base em seus conhecimentos técnicos do segmento. Aqueles que possuem certificações em PMP, PMI ou Scrum Master se destacam ainda mais.

3. Analista de negócios: mesmo que sejam encontrados em diversos setores de uma empresa, os analistas especializados em tecnologia e análise de software têm uma maior demanda por sua vital responsabilidade na tomada de decisões assertivas com base na análise de dados. Essas informações servem para moldar e otimizar os sistemas, tornando-os o mais eficazes possível.

4. Analista de banco de dados: é impossível comandar uma organização rumo ao sucesso, sem a gestão e tratamento de seus dados. Por isso, esses profissionais se tornam indispensáveis para coletar informações e armazená-las adequadamente, de forma que possam ser estudadas estrategicamente em prol do crescimento da empresa.

5. Analista de garantia de qualidade: um sistema mal programado e gerenciado é fadado a bugs, o que definitivamente comprometerá o desempenho do site da empresa. Os analistas de garantia de qualidade conseguem reduzir esses riscos significativamente, proporcionando uma interface e navegação amigável, rápida e atrativa ao público.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.