Conheça o XR2, que promete experiências imersivas para VR com 5G

Qualcomm anunciou tecnologia da família Snapdragon para promover salto em dispositivos de realidade aumentada, virtual e mista

Author Photo
8:14 am - 06 de dezembro de 2019

As realidade aumentada (AR), virtual (VR) e mista deverão ganhar terreno em 2020 e ser um dos grandes elementos de disrupção do mercado na próxima década. Para se ter uma ideia, no próximo ano, segundo o Gartner, já estima mais de 100 milhões de consumidores em todo o mundo irão comprar em lojas on-line baseadas nessas tecnologias.

A Qualcomm está há anos de olho nesse mercado e agora dá um passo a mais em sua estratégia para acelerar a adoção dessas tecnologias. A empresa anunciou em seu encontro anual com jornalistas, o Snapdragon Tech Summit, o lançamento do Qualcomm Snapdragon XR2 Platform, primeira plataforma de realidade estendida (XR) do mundo suportada por 5G.

Snapdragon XR2

A tecnologia une as inovações 5G e AI da Qualcomm com o XR para inaugurar uma nova era da computação móvel. “A transformação digital começou. Estamos mudando para um novo mundo em que todos e tudo estão conectados. XR é um guarda-chuva para AR, VR e será a plataforma do futuro. Em breve todos usarão óculos de VR”, apostou Hugo Swart, vice-presidente e gerente-geral para XR na Qualcomm, completando que o XR2 levará a conectividade para outro nível.

Segundo o executivo, o Snapdragon XR2 possui melhorias de desempenho em comparação com a atual plataforma XR, oferecendo duas vezes mais desempenho de CPU e de GPU, quatro vezes mais largura de banda de vídeo, resolução seis vezes maior e maior resolução e melhoria 11 vezes em inteligência artificial (AI).

Ele mostrou-se animado ao anunciar que a plataforma Snapdragon XR2 é a primeira plataforma XR do mundo a suportar sete câmeras simultâneas e um processador de visão por computador dedicado, o que permite, por exemplo, videoconferências por meio de hologramas.

Além disso, esta é a primeira plataforma XR a permitir a passagem de câmera de baixa latência, permite aos usuários ver, interagir e criar um híbrido do mundo virtual e real enquanto usam um dispositivo de realidade virtual.

5G e inteligência artificial

Para a Qualcomm, duas tecnologias moldam o futuro das comunicações e da computação: inteligência artificial e 5G. Por isso que a empresa apostou pesado nesses recursos no Snapdragon XR2.

O Snapdragon XR2 oferece suporte à conectividade 5G, com potencial para desencadear uma onda de experiências inovadoras em XR que exigem baixa latência e velocidades de dados ultrarrápidas. Por exemplo, o 5G permite do XR2 permite visualizar cenas altamente realistas e de alta qualidade sem cabos.

Mitchell

Nos testes da redação durante o encontro foi possível provar a tecnologia e ficou claro seu potencial. A norte-americana Mitchell, por exemplo, que atua com software para reparo de carros, levou seus óculos de realidade virtual para mostrar como técnicos podem usar o dispositivo para arrumar veículos sem precisar de manual impressos, acelerando o trabalho. Tudo está detalhado, passo a passo, nos óculos.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí, a convite da Qualcomm

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.