Conheça a casa do futuro, altamente conectada e automatizada

Author Photo
8:39 am - 06 de janeiro de 2015
Conheça a casa do futuro
Em 2015, a Bosch acredita que 75% da população mundial terá acesso à internet e 6 bilhões de coisas serão conectadas à web. Grande parte desses objetos estará em nossas casas, promovendo alta conectividade e automatização. Na visão da fornecedora alemã de componentes automotivos tablets e smartphones serão o controle remoto da casa do futuro e os appliances vão se comunicar entre si facilitando a gestão do ambiente.

Em breve, aquecimento, ventilação e ar-condicionado serão automaticamente ajustados de acordo com as condições do tempo. Gravar o programa favorito de TV e lavar roupa poderão ser executados com apenas um clique, acionado remotamente por meio de dispositivos móveis. Além disso, o carregamento de carros elétricos será realizado pela empresa que oferece melhor condição de preço. Veja outras características da casa conectada abaixo.

Termostato para controlar o aquecimento do ambiente via smartphone
A Bosch apresentou na Internaciona CES, feira de tecnologia de consumo que acontece esta semana em Las Vegas (EUA), um controlador remoto de ambiente via wi-fi habilitado com uma tela touch screen e um aplicativo que permite aos usuários controlar sistemas de aquecimento por meio de smartphones.

O termostato inteligente possibilita ajustar o aquecimento do ambiente a partir de um smartphone ou tablet usando conexão de internet sem fio. Por meio de um app, os proprietários da casa podem assumir o controle total do aquecimento da água em qualquer lugar. Informações sobre o consumo serão acessadas pelo aplicativo. 

Sistema inteligente de energia 
Conectividade inteligente será implementada para garantir eficiência no uso de energia e contribuir para a redução do consumo. A Bosch demostra na CES um sistema fotovoltaico combinado com uma tecnologia de bomba de calor para consumo da maior parte da eletricidade gerada a partir de energia solar. 

LEIA MAIS SOBRE A CES 2015

Armazenamento de energia
Na CES, a Bosch apresenta também uma solução de armazenamento híbrido de energia para uso da energia gerada mesmo quando o céu está nublado ou depois do pôr do sol. Quando o reservatório de água é aquecido, a energia elétrica é convertida em térmica, aumentando a energia armazenada.

Sistema de segurança
Por meio de um aplicativo, é possível ter controle das câmeras da casa, acessar streaming de vídeos em tempo real e ter acesso a imagens HD em qualquer lugar. Um sistema de alarme controlado remotamente também por dispositivos permite ativar ou desativar o alarme em determinadas áreas. Um painel mostra janelas abertas, detector de fumaça e outras informações de segurança. Eventos estranhos são notificados por meio do app.

Nova geração de wi-fi com conectividade aprimorada
Para promover melhor conectividade em casa, a Qualcomm anunciou na CES uma solução sem fio tri-band para produtos de redes domésticas e hub de mídia. Com suporte para wi-fi 60GHz, 5GHz e 2.4GHz, a tecnologia, segundo Derek Aberle, presidente da Qualcomm, oferece experiência de conexão aprimorada e cobertura de toda a casa com alta velocidade sem a interferência de pontos de acesso nas proximidades. 

O hub de mídia é projetado para permitir downloads rápidos, compartilhamento e streaming de cache localmente ou mídia baseados em nuvem, como filmes e imagens 4K

A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da CEA, responsável pela International CES 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.