Categories: Notícias

Confira cinco dicas para evitar golpes durante essa sexta-feira

De acordo com estimativa da ClearSale, a Black Friday, comemorada nessa sexta-feira, 27, deve movimentar R$ 978 milhões, sendo R$ 15 milhões em tentativas de fraudes.

Para evitar fraudes com o cartão de crédito, o consumidor deve tomar alguns cuidados básicos. “A primeira dica e mais importante ao fazer compras na internet é optar somente por lojas conhecidas, que possuem CNPJ, endereço válido e principalmente, um contato de atendimento ao consumidor“, recomenda Omar Jarouche, o gerente de inteligência estatística da ClearSale. “Se o usuário ficar em dúvida, pode consultar a lista de lojas não recomendadas pelo Procon.”

Consultar se o ambiente em que os dados serão inseridos também é essencial. “Antes de criar um cadastro ou colocar as informações do seu cartão de crédito, verifique se o site possui um protocolo de segurança como o HTTPS. Plataformas conhecidas de pagamento também são um bom indicativo de que a loja é confiável”, afirma Jarouche.

As formas de pagamento dizem muito sobre o site, como esclarece o especialista. Lojas que só aceitam boleto ou transação bancária merecem a suspeita. “Ao fazer uma compra por boleto ou transação bancária, o débito é automático, e o estorno do valor não é garantido. Com o cartão de crédito, as operadoras tem um poder maior de respaldo junto ao consumidor”, esclarece o executivo.

Em relação às ofertas propriamente ditas, o alerta é desconfiar de descontos muito agressivos. “Se encontrar uma promoção exorbitante em um link desconhecido, não clique. Provavelmente o endereço será uma tentativa de phishing, isto é, quando um hacker tenta obter senhas e dados bancários por um link falso”, explica.

Por fim, é preciso não só frequentar um site seguro, mas também blindar o dispositivo pessoal está contra eventuais ataques. “Não adianta seguir todas as dicas e fazer uma compra em um computador ou smartphone desprotegido. Para evitar que fraudadores coletem seus dados bancários indevidamente, navegue somente em uma rede privada criptografada com senha e tenha um antivírus sempre atualizado”, conclui Jarouche.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

7 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

7 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

9 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

10 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

11 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

12 horas ago