Configuração técnica do Facebook causou a paralisação das plataformas da empresa

Mudança de configuração defeituosa também afetou sistemas internos de acesso, prejudicando a manutenção dos servidores com problema

Author Photo
9:45 pm - 05 de outubro de 2021
Mark Zuckerberg

Por volta das 12h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (04), o Facebook, o WhatsApp e o Instagram foram interrompidos por um problema que, posteriormente, o Facebook afirmou ter sido consequência de uma configuração defeituosa.

Segundo a empresa, a interrupção de, aproximadamente, seis horas ocorreu após o problema técnico que afetou seu sistema de roteamento Border Gateway Protocol (BGP), afetando suas plataformas de mídia social e sistemas internos.

Santosh Janardhan, vice-presidente de Infraestrutura do Facebook, disse em uma postagem no blog da empresa que o problema foi técnico e não corresponde a uma tentativa de ataque mal-intencionado, tão pouco há evidências de que dados de usuários tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

“Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”, escreveu Janardhan.

Por volta das 18:30 (no horário de Brasília), os serviços das plataformas foram restabelecidos.

De acordo com o jornal The New York Times, a interrupção afetou, inclusive, os cartões de acesso da equipe de engenheiros da empresa, dificultando o acesso dos profissionais nos prédios e aos servidores afetados pelo problema.

“A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente”, escreveu Janardhan.

O BGP é a espinha dorsal de roteamento da Internet e o Facebook também o usa como base para seu design de roteamento de data center, destaca publicação do site ZDNet. Em uma postagem de blog publicada em maio de 2021, os pesquisadores do Facebook disseram que o design de roteamento tinha como objetivo permitir à empresa “construir nossa rede rapidamente e fornecer alta disponibilidade de nossos serviços, enquanto mantém o próprio design escalonável”.

No entanto, os pesquisadores também observam que o BGP “exige um codesign rígido com a topologia do data center, configuração, software de switch e pipeline operacional de todo o data center”. Ironicamente, diz o site, a configuração de roteamento do data center do Facebook foi projetada especificamente para minimizar o impacto de falhas.

Com informações de ZDNet

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.