Confiança em expansão dos negócios é maior entre CIOs brasileiros, aponta estudo

Segundo estudo global da Equinix, 86% dos líderes de TI no País esperam que empresas expandam operação para novas regiões

Author Photo
11:30 am - 19 de julho de 2022

Líderes de TI no Brasil estão particularmente confiantes em relação às expansões dos negócios para além de suas fronteiras. Pesquisa Global Tech Trends 2022, realizada pela Equinix, apontou que 86% dos CIOs esperam que suas organizações expandam seus negócios para novas regiões. Na América Latina, essa média se mostrou ligeiramente menor (83%) e a global se limitou aos 72%.

Apesar do otimismo, há desafios significativos que podem ameaçar a expansão. Segundo o mesmo estudo, trabalhar com cadeias de suprimentos digitais mais complexas são vistos como uma ameaça para 62% dos executivos brasileiros; 59% disseram que seus negócios são prejudicados por problemas e pela escassez na cadeia de fornecimento global, enquanto 58% especificaram a escassez global de microchips como uma ameaça aos seus negócios.

Os planos de expansão global para mais da metade (56%) dos entrevistados deve ser implementado virtualmente via cloud. Além disso, 58% disseram esperar um aumento nos gastos em soluções neutras de colocation para facilitar o aumento planejado nas implantações digitais.

Até pouco tempo, uma expansão global ousada poderia ser vista como muito arriscada ou muito dependente do investimento de capital em infraestrutura física, lembra Karl Strohmeyer, Chief Customer Officer da Equinix. “Agora, as coisas mudaram. A pandemia acelerou o crescimento e a inovação, e mais da metade dos nossos entrevistados disseram que a Covid-19 fez a evolução digital avançar em sua empresa”. Na visão do executivo, “existem enormes oportunidades para que as empresas possam expandir com sucesso para novos mercados e alcançar novos clientes. Usando novos modelos digitais, as empresas podem implantar em novos mercados a um custo relativamente baixo e sem sacrificar a resiliência”.

O que é prioridade para a TI brasileira?

No Brasil, 94% dos líderes afirmaram que a prioridade de maior destaque para as suas organizações é preparar os seus negócios para o futuro. Persistem, no entanto, preocupações significativas em torno da segurança cibernética e da proteção de dados.

Como parte de suas estratégias digitais, 92% dos entrevistados no país disseram que cumprir as regulamentações locais de dados de mercado é fundamental, e 88% confirmaram que uma das principais prioridades é melhorar a segurança cibernética. De acordo com os especialistas de TI, as ameaças mais temidas são ataques cibernéticos, violações de segurança e vazamentos de dados (73% e 71%, respectivamente).

“Após os esforços para acelerar a transformação digital nos últimos dois anos, agora observamos as organizações no Brasil ajustando seu foco para se tornarem mais resilientes, preparadas para o futuro e prontas para possíveis ameaças aos negócios, sejam relacionadas à segurança cibernética, interrupções na cadeia de fornecimento global ou novas ondas da Covid-19”, comenta Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.