Computadores são relevantes na era dos smartphones?

O que exatamente é um computador, nos dias de hoje, pode ser muito mais amplo do que já sabíamos.

Author Photo
12:32 pm - 24 de outubro de 2019

Em setembro, na divulgação do IDC Brazil PCs Tracker Q2/2019, soubemos que 1,448 milhão de computadores foram comercializados no Brasil. Esse número corresponde apenas a desktops e notebooks.

Mas, em suma, o que exatamente é um computador? Ou, por outro lado, o que se tornou o “computador”? Em evento no último dia 15, durante o evento ‘Made by Google’, Isabelle Olsen, designer dos fones Pixel Buds, descreveu os novos dispositivos como “computadores flutuantes que ficam no seu ouvido”.

Claro, este é um exemplo muito mais “agressivo” em termos de tecnologia. Smartphones talvez sejam considerados mais próximos de computadores; tablets também. Tanto que, respectivamente, o primeiro vem aumentando de tamanho e o segundo ganhando adaptações como teclado, trackpads, suporte a mouses e afins.

Mas, ainda hoje, resta essa dúvida: o que ainda pode ser considerado um computador? O computador que já conhecemos ainda é relevante na era dos smartphones?

“O conceito de computação, hoje, vai extravasar aquilo que a gente entendia antes”, disse Luis Gonçalves, vice-presidente sênior e gerente geral da Dell Techonologies Brasil, durante o IT Forum X.

Luis nos ajudou a tirar essa dúvida durante o evento, que aconteceu entre os dias 16 e 17 de outubro em São Paulo.

“O celular pode ser considerado um instrumento de computação e toda a inteligência que vai começar a ser embarcada na tendência de IoT”, explicou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.