Compras online seguem em alta para o Natal

Mesmo com o retorno das lojas físicas, e-commerce continua se fortalecendo neste fim de ano

Author Photo
11:50 am - 18 de dezembro de 2020
pandemia tendências

Faltando menos de uma semana para o Natal, a corrida para a compra de presentes já está a todo o vapor. E, assim como aconteceu em praticamente todos os setores este ano, as lojas também tiveram que se adaptar com as vendas online. Uma pesquisa conduzida pela Criteo, a “Peak to Recovery”, mostrou que 56% dos consumidores brasileiros compraram em lojas online pela primeira vez durante o pico de COVID-19 e 94% disseram que provavelmente continuarão comprando nessas novas lojas que descobriram.

Os dados da Criteo apontam que o envio de presentes cresceu: 41% aumentou a prática de comprar online e selecionar o destinatário como quem vai receber o presente. Em aniversários, Dia das Mães e Dia dos Namorados, os vale-presentes e vouchers ganharam o gosto do brasileiro e 36% afirmou que vai passar a utilizá-los em datas futuras. E agora, no Natal, mesmo com o retorno de muitas lojas físicas, a tendência é que as compras online permaneçam em alta.

Leia também: Setor de tecnologia tem mais de 283 vagas disponíveis

“O setor passou por uma transformação digital acelerada, os que ainda não tinham começado a realmente investir no e-commerce tiveram que correr contra o tempo e perceberam que não basta abrir uma loja online e começar a vender. É preciso estar preparado, investir em tecnologia e estar atento à integração de todos os processos logísticos.

A pandemia aumentou muito o mercado de consumidores digitais e as lojas precisam estar prontas para atender essa nova jornada do consumidor”, diz Marco Beczkowski, Diretor de Vendas e Customer Success da Manhattan Associates no Brasil, líder em soluções de tecnologia para supply chain e comércio omnichannel, ao fazer uma análise do setor de varejo em 2020.

Por comprar à distância, muitos preferem não apostar em presentes como roupas, sapatos e perfumes, por exemplo, preferindo itens que podem ser adquiridos online.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.