Com uma pandemia global e as consequências geradas por ela, é fato que estamos vivendo uma época mais delicada do que o “normal”. Mas a verdade é que sempre foi um grande desafio para líderes transmitir uma notícia negativa ou que vá contra as expectativas do grupo de forma que o sentimento negativo não contamine toda a equipe.
Apesar de, dependendo da notícia, não ser possível evitar um certo desânimo, a comunicação correta pode ajudar — e muito — para que o time encare a situação como passageira e se foque em um futuro mais otimista
Ken Sterling, vice-presidente executivo da BigSpeak, companhia que intermedia a contratação de palestrantes para eventos corporativos, escreveu um artigo para o portal Inc indicando três técnicas práticas que podem ajudar líderes a passar por esse momento de forma mais tranquila. Confira:
Sterling explica que , quando você tem tarefas ou recados, pode enquadrar como “Tenho que fazer compras” ou “Tenho que limpar a casa”. E esse “tenho que” parece um fardo negativo. No entanto, nem todo mundo tem dinheiro para fazer compras e nem todo mundo tem uma casa que possa limpar. Em vez disso, tente pensar nessas coisas como “começar a fazer”. Você compra mantimentos porque pode comprá-los e pode limpar sua casa porque tem uma casa.
Outra estratégia ao estilo enxergar copo meio cheio é buscar um ganho em vez de uma perda. O executivo explica que James Clear, autor do best-seller Atomic Habits, sugere que as pessoas usem frases positivas. “Por exemplo, se você está de dieta, pode ficar tentado a dizer o que não está mais comendo: “Não posso comer doces, sobremesa, chocolate ou qualquer coisa boa.” Em vez disso, tente encontrar um ganho positivo. Como “estou me reeducando”.
Ao se comunicar com colegas, você pode manter o tom positivo mudando a palavra “mas” para “e”. Quando alguém começa com uma afirmação como: “Você está fazendo um ótimo trabalho na empresa”, todos esperamos que o outro sapato caia com um “mas”. Então, quando alguém ouve o “mas”, esquece todas as coisas boas que o precederam.
Ao dar feedback ou elogio, Sterling explica, é importante perceber se você poderia usar a palavra “e” para substituir “mas”. A palavra “e” não nega tudo antes dela. Isso só aumenta a ideia.
“Portanto, no mesmo elogio declarado anteriormente, você pode fazer um relatório: “Você está fazendo um ótimo trabalho na empresa e, à medida que desenvolve mais suas habilidades de escrita, vejo que está levando sua comunicação a novos patamares.” O relatório pode sair sentindo o elogio e a compreensão de que eles têm uma área de crescimento para trabalhar, em vez de se sentir derrotado”.
O profissional sugere é evitar a palavra “deveria” e substituí-la por “poderia”.
“Quando ouvimos a palavra “deveria”, geralmente sentimos que o que se segue é a declaração final sobre o assunto – ou uma crítica ao que fizemos. Com “deveria”, não parece haver espaço para discussão ou novas idéias”, explica no texto.
Por outro lado, usar “poderia” sugere a possibilidade de novas idéias e uma discussão de alternativas. Na visão de Sterling, essa construção não é vista como uma crítica, mas sim como uma sugestão.
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