Como se promover em uma entrevista de emprego sem parecer convencido

Muitas pessoas evitam falar das suas conquistas durante o processo seletivo por medo de parecer pedante; confira dicas práticas que vão te ajudar a su

Author Photo
5:06 pm - 02 de novembro de 2019

Saber como se posicionar durante uma entrevista de emprego é um requisito-chave para avançar dentro do processo seletivo. Nesse momento, saber “se promover” para o profissional que está na sua frente é um passo essencial. Mas muitas pessoas evitam  falar de si mesmas de forma muito objetiva com medo de soarem pedantes ou convencidas.

Se essa é a sua preocupação, confira três dicas práticas que vão te ajudar a causar uma boa impressão para o outro lado e também falar das suas conquistas de forma clara e não-pretensiosa. Olha só:

 

1. Ouça mais do que fale

Um estudo do Laboratório de Neurociência Afetiva e Cognitiva Social da Universidade de Harvard revelou que as pessoas passam 60% de suas conversas conversando sobre si mesmas e, quando não estão falando sobre si mesmas, estão pensando no que dizer a seguir.

Porém, é importante levar em consideração que o entrevistador também possui o mesmo desejo (além da necessidade de te as perguntas necessárias), então é importante controlar o impulso para dar respostas longas

Outro ponto importante é treinar a arte da escuta. Quando for a sua vez de ouvir, preste atenção e faça perguntas relacionadas ao que foi falado pelo recrutador ou recrutadora. Assim, você demonstra interesse no que está sendo dito e soma pontos.

 

2. Concentre suas respostas

Pesquisas apontam que o tempo médio de atenção dos seres humanos é de oito segundos. Então é importante treinar suas respostas para que elas apresentem as mensagens-chave logo no início.

Por exemplo: caso te perguntem porque você deve ser contratado, tente dizer algo como: “Acredito que minha profunda experiência neste setor me qualifique para essa posição”, e depois complemente com dois ou três pontos que te reforcem sua primeira fala.

 

3. Pense em conjunto

É sempre bom mostrar gratidão, e isso naturalmente suaviza o tom da sua autopromoção. Não estou sugerindo que você coma torta humilde e aplaude todo mundo, menos você. Em vez disso, vista suas realizações em reconhecimento de que foram alcançadas com a ajuda de outras pessoas.

Para evitar dizer “eu” demais, encontre substitutos. Por exemplo, diga “meu papel foi ajudar a construir o desempenho de vendas do nosso grupo, e fizemos exatamente isso”. Ou, em vez de dizer: “Eu tenho uma vasta experiência nessa área”, diga: “Minha formação se encaixa perfeitamente esse papel. ”

Quando falar sobre um projeto de destaque, pense em maneiras de mencionar pessoas que foram importantes para a execução dessa tarefa. Por exemplo, você pode dizer: “Meu sucesso como gerente de projetos foi fundamentado em uma grande orientação do meu chefe, que me ensinou a estruturar projetos. ”

 

*Com informações da Fast Company

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.