Como se promover em uma entrevista de emprego sem parecer convencido
Muitas pessoas evitam falar das suas conquistas durante o processo seletivo por medo de parecer pedante; confira dicas práticas que vão te ajudar a su
Saber como se posicionar durante uma entrevista de emprego é um requisito-chave para avançar dentro do processo seletivo. Nesse momento, saber “se promover” para o profissional que está na sua frente é um passo essencial. Mas muitas pessoas evitam falar de si mesmas de forma muito objetiva com medo de soarem pedantes ou convencidas.
Se essa é a sua preocupação, confira três dicas práticas que vão te ajudar a causar uma boa impressão para o outro lado e também falar das suas conquistas de forma clara e não-pretensiosa. Olha só:
1. Ouça mais do que fale
Um estudo do Laboratório de Neurociência Afetiva e Cognitiva Social da Universidade de Harvard revelou que as pessoas passam 60% de suas conversas conversando sobre si mesmas e, quando não estão falando sobre si mesmas, estão pensando no que dizer a seguir.
Porém, é importante levar em consideração que o entrevistador também possui o mesmo desejo (além da necessidade de te as perguntas necessárias), então é importante controlar o impulso para dar respostas longas
Outro ponto importante é treinar a arte da escuta. Quando for a sua vez de ouvir, preste atenção e faça perguntas relacionadas ao que foi falado pelo recrutador ou recrutadora. Assim, você demonstra interesse no que está sendo dito e soma pontos.
2. Concentre suas respostas
Pesquisas apontam que o tempo médio de atenção dos seres humanos é de oito segundos. Então é importante treinar suas respostas para que elas apresentem as mensagens-chave logo no início.
Por exemplo: caso te perguntem porque você deve ser contratado, tente dizer algo como: “Acredito que minha profunda experiência neste setor me qualifique para essa posição”, e depois complemente com dois ou três pontos que te reforcem sua primeira fala.
3. Pense em conjunto
É sempre bom mostrar gratidão, e isso naturalmente suaviza o tom da sua autopromoção. Não estou sugerindo que você coma torta humilde e aplaude todo mundo, menos você. Em vez disso, vista suas realizações em reconhecimento de que foram alcançadas com a ajuda de outras pessoas.
Para evitar dizer “eu” demais, encontre substitutos. Por exemplo, diga “meu papel foi ajudar a construir o desempenho de vendas do nosso grupo, e fizemos exatamente isso”. Ou, em vez de dizer: “Eu tenho uma vasta experiência nessa área”, diga: “Minha formação se encaixa perfeitamente esse papel. ”
Quando falar sobre um projeto de destaque, pense em maneiras de mencionar pessoas que foram importantes para a execução dessa tarefa. Por exemplo, você pode dizer: “Meu sucesso como gerente de projetos foi fundamentado em uma grande orientação do meu chefe, que me ensinou a estruturar projetos. ”
*Com informações da Fast Company