Atualmente, um dos maiores desafios enfrentados pelas corporações é lidar com um alto volume de dados. Independentemente do porte empresarial, podemos notar que gerenciar corretamente os dados é essencial para que informações fundamentais permanecem seguras, e insights sejam obtidos.
O fato é que fazer uma gestão de dados não é tão simples quanto parece. O nível de informações referentes à determinada corporação cresce de acordo com a coleta diária de dados. Ou seja, quanto mais números aparecem, mais informações podem ser extraídas. E este fator está relacionado a um dos fenômenos vividos atualmente, chamado de transformação digital.
Logo, transformar-se digitalmente está diretamente conectado com a mudança da mentalidade cultural que deve ser adotada pelas empresas. Em todos estes quesitos citados, o dado aparece como uma matéria-prima bruta, que precisa ser lapidada para se tornar informações relevantes. Neste sentido, gerir dados é fundamental para que uma corporação se destaque e, de fato, consiga extrair informações relevantes.
Sendo assim, você já parou para analisar se sua empresa faz uma gestão de dados eficiente? Neste artigo, abordarei as principais caraterísticas de um gerenciamento de informações eficaz. Vale lembrar que apenas armazenar números em planilhas e atualizá-los manualmente não categoriza uma administração correta e, muito menos, os transformam em informações. Confiram abaixo alguns pontos chave para a gestão eficaz dos dados.
Ter acesso aos números corporativos é fácil e simples: basta acrescentá-los em uma planilha e conferir se estão atualizados. Entretanto, essa é uma prática ultrapassada e ineficaz. Hoje, para todos os negócios, desde as microempresas até as multinacionais, o dado é um fator essencial que pode modificar a administração como um todo, apoiando diretamente na tomada de decisões. É claro que o tipo de gestão varia de acordo com as informações requisitadas pela empresa, mas apenas ter índices em planilhas já não é o suficiente.
Afinal, é notável que o cenário tecnológico atual é um grande aliado às corporações. Pensando em modernizações e tecnologia de ponta, de acordo com o The State Of Digital Business Transformation, 89% das empresas tem planos ou já adotaram uma estratégia de transformação digital. Isso mostra que já não é mais possível ficar preso aos dados lançados em planilhas.
Para finalizar, é importante destacar que os pontos levantados acima são alguns dos principais itens a serem analisados dentro de sua gestão de dados. Caso sua empresa ainda esteja na etapa mais obsoleta, procure investir em tecnologia para que seus dados não sejam utilizados equivocadamente dentro de sua organização. Para sobreviver ao mercado competitivo, é necessário tomar atitudes preditivas e ter uma gestão concisa e concreta. Busque novas formas de otimizar sua gestão e não deixe os dados de lado!
*Por Javier Riera, CEO LATAM da Keyrus.
**Sobre a Keyrus: a Keyrus é um player internacional com mais de 23 anos de experiência na área de consultoria e tecnologia, presente em 20 países com mais de 3200 funcionários. Auxilia as empresas a extrair todo o potencial dos Dados e Experiência Digital, para aumentar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novas alavancas de crescimento, competitividade e sustentabilidade.
A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…
A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…
A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…
A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…
A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…
Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…