Como preservar a sua saúde mental no home office

Cuidar do estado de espírito dos colaboradores deve ser uma das prioridades no período

Author Photo
9:00 am - 17 de setembro de 2020
saúde home office

Estamos nos aproximando do fim de 2020 e já contamos seis meses de home office em empresas de diversas segmentos. Um dos grandes desafios no momento é preservar a saúde mental dos colaboradores. Muitas pessoas passaram a trabalhar em casa pela primeira vez em suas carreiras, e a adoção de medidas para prevenir possíveis problemas causados por este novo modelo de trabalho já é tida como fundamental.

Segundo estudo da ADP Research Institute, na América Latina, 89% dos trabalhadores dizem se sentir estressados pelo menos uma vez por mês, e outros 65% confessam se estressar pelo menos uma vez por semana durante o trabalho remoto.

“Em muitas áreas, a atividade laboral nos escritórios já traz algum estresse aos funcionários. Por isso, quando este colaborador passa a atuar no trabalho remoto, as empresas precisam adotar medidas para que este não seja um fator a mais de estresse”, explica Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina. Veja abaixo seis estratégias, como foco em líderes de RH, para garantir produtividade sem perda de saúde:

Avalie as expectativas de produtividade

É normal haver uma queda de produtividade na pandemia. Funcionários que têm filhos, por exemplo, precisam se dividir entre cuidar da educação e bem-estar das crianças junto do trabalho. Assim, é importante estar próximo do funcionário para entender a sua realidade e oferecer alternativas para que ele consiga desenvolver as suas atividades com eficiência. Ter abertura para negociar prazos e horários mais flexíveis é uma opção que pode ser implementada, por exemplo.

Incentive a proximidade entre funcionários

Para muitos colaboradores, um dos maiores desafios no trabalho remoto é lidar com a falta de interação social. Lembrando disso, incentivá-los a tirar um tempo para se conectarem e socializarem sobre outras coisas, além do trabalho, é uma forma muito importante para a integração, principalmente dos funcionários contratados recentemente, e, também, para diminuir o isolamento.

Comunique sobre os benefícios 

Adapte a política de benefícios dos funcionários pensando no cotidiano do trabalho remoto. Informe seus colaboradores sobre como os benefícios oferecidos podem ajudar.Alguns exemplos: serviços de telemedicina. iniciativas como estas podem auxiliar os trabalhadores que não acessaram esses benefícios anteriormente ou, simplesmente, não estavam pensando neles como um suporte possível e necessário. Uma dica, também, é adicionar dias de saúde mental à sua política de folga remunerada ou incentivar os funcionários a investirem em auto cuidado, concedendo-lhes um dia de bônus ou algumas horas de folga.

Veja também: ‘From Normal to Normal’ nasce para enfrentar pandemia e acelera o digital

Acompanhe o bem estar do time

O apoio das lideranças pode ajudar os funcionários a lidar com esses momentos únicos e desafiadores. Por isso, algo simples, mas muito eficiente, é reservar alguns minutos no início ou no final das chamadas, para conversar com a equipe sobre como eles estão se sentindo. Os líderes compartilharem um lado mais humano e demonstram empatia é um excelente caminho para abrir linhas de comunicação.

Utilize recursos de suporte

Outra estratégia que os empregadores podem adotar para apoiar suas equipes é recomendar uma variedade de recursos de bem-estar. Assim, é possível ajudar os funcionários a se manterem saudáveis. A criação de um boletim ou outro recurso de comunicação com dicas e sugestões, como meditação, ioga ou aulas gratuitas de fitness online, podem ajudar a inspirar os funcionários a encontrar soluções para tornar seu dia a dia mais leve.

Proporcione condições adequadas

É muito importante que as empresas certifiquem-se que todos os colaboradores tenham condições adequadas para o desenvolvimento de suas atividades laborais. Itens como cadeira, notebook e acesso a uma conexão apropriada são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho e evitam queda de produtividade e estresse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.