Como o Metaverso irá impactar o consumo de energia?

Chegada do Metaverso deve revolucionar ainda mais os sistemas integrados e a forma de se comunicar pelo mundo

Author Photo
9:28 am - 28 de março de 2022
energia, eletricidade, energia elétrica Imagem: Shutterstock

O Metaverso e o Consumo Energético são dois temas interessantes que têm chamado a atenção em diversos debates recentemente. Isso porque o processo de transformação por trás deles guarda certas semelhanças entre si, uma vez que a sociedade como um todo está experimentando mudanças tanto nas interações sociais, quanto no uso da energia elétrica, nos últimos anos.

Como estamos no campo das ideias, o conceito de Metaverso ainda não pode ser compreendido em uma definição exata. Porém, acredito que podemos começar a defini-lo como a união de diversas tecnologias, como a realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, entre outras, que fará com que os negócios, a comunicação e o lazer ocorram e sejam acessíveis por meio de qualquer tipo de dispositivo, misturando o mundo físico ao online.

Apesar de ainda estar em seu estágio inicial, o potencial do Metaverso é enorme e algumas empresas já estão se posicionando para se fazer presente nessa nova tendência, com grandes possibilidades de negócios. De acordo com a Bloomberg Intelligence, a estimativa é que esse novo mercado deve chegar a US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) em 2024. Já o Gartner prevê que até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no Metaverso para trabalho, compras, educação, social e/ou entretenimento.

Contudo, para que o Metaverso consiga atingir todas essas expectativas, uma série de investimentos deverá ser colocada em prática. Para suportar o uso massivo dessa plataforma por empresas e usuários, será crucial dispor de uma enorme infraestrutura de rede, capaz de prover toda a capacidade computacional de armazenamento e de largura de banda necessárias. Com toda a inovação que o Metaverso representa, mais tecnologias serão integradas ao mundo físico ao nosso redor, muitas dos quais serão conectadas em tempo real a um mundo virtual que pode interagir de volta.

Como consequência, haverá ainda mais necessidade de proteger redes e dispositivos contra possíveis interferências e suportar a crescente demanda por serviços essenciais, como é o caso da energia elétrica. E uma das formas de controlar o consumo de energia está na modernização da rede, pois sabemos que a rede elétrica no Brasil é instável, sujeita a apagões e blecautes. Só em 2021, vale lembrar, testemunhamos ocorrências de quedas de energia em diversos estados, em virtude da falta de chuvas e da crise hídrica.

Por isso, a partir deste cenário, a busca por soluções de proteção de energia vem crescendo. A chegada do Metaverso deve revolucionar ainda mais os sistemas integrados e a forma de se comunicar pelo mundo. Os sistemas integrados disponíveis e diversos serviços e plataformas, exigem redes e equipamentos com respostas cada vez mais rápidas e eficazes pois estão conectados o tempo todo.

Estamos cercados de máquinas, processos e dispositivos que podem beneficiar-se do Metaverso. Sem dúvidas, esta será uma tecnologia transformadora, possibilitando novos serviços e exigindo recursos para o gerenciamento avançado de toda a infraestrutura, além de outros desafios, como é o caso do consumo de energia.

* Pedro Al Shara é CEO da TS Shara

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.