Novas ferramentas aumentam produtividade
Especialista em inovação, Tony Ventura, administrador da Eai Consultoria Inovação, foi um dos palestrantes durante o primeiro dia de IT Forum Expo 2017, falando aos presentes do painel “A Criatividade e as Novas Tecnologias”.
Para ele, um dos entraves para a eficiência nas companhias é a dificuldade em conciliar visões diferentes. “Em uma mesma empresa trabalham hoje em dia pessoas que usam ferramentas criadas há 30 anos, como é o caso do Excel, ferramentas de dez anos atrás, e profissionais com visões diferentes de presente e futuro. É uma bagunça! Mas é possível ganhar tempo e mais dinheiro muitas vezes com produtos que estão à disposição de todos, e de graça, na internet.”
Dessa forma, Ventura apresentou algumas ferramentas online que podem aumentar eficiência nas empresas, mas que muitos simplesmente desconhecem porque não possuem tempo para realizar uma pesquisa sobre o que há de melhor na internet.
Como encontrar o contato certo
“O Appear.in, por exemplo, é um programa de conferências instantâneas, gratuito para até oito particpantes. As salas são excluídas após as reuniões, e é muito prático para atendimento de TI nas empresas, quando uma chamada por email pode demorar demais”.
Para melhorar a maneira como fazemos seus contatos comerciais, a recomendação foi o Crystal, também chamado de “Crystal Knows”, que traça a personalidade dos contato procurados com base no rastro que deixamos pela web. “Por traçar o perfil das pessoas, ele dá dicas de como redigir seu e-mail com base em como aquele contato se comporta na internet. Já o Sociograph mapeia o que tem sido falado sobre certo assunto no Facebook e mostra os formadores de opinião da página, e quais são os posts que deram mais certo”.
Dessa forma, é possível traçar uma linha de quais empresas seriam interessantes como parceiras, com quem e como falar.