Você enviou sua proposta de palestra para fazer parte do IT Forum X, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Brasil, e seu tema foi aceito. Você já é especialista no assunto e precisa montar uma palestra de impacto, que vai fazer você se destacar no mercado. Pode ser um desafio elaborar uma apresentação que seja autêntica e conecte com a audiência, por isso separamos quatro hacks simples para que você consiga organizar suas ideias.
Quais são as mensagens que você quer comunicar? E qual é a sua intenção com essa mensagem? Esse mapeamento é muito importante para começar a desenvolver sua palestra. Lembre-se sempre do ponto de vista de quem está falando (no caso você) e de quem está escutando (o público).
Um exemplo de pergunta vista pelos dois pontos de vista:
A partir dos insights extraídos das perguntas é possível chegar até a mensagem principal que vai construir toda a narrativa da palestra.
Pense que sua história precisa de um protagonista, pode ser você mesmo contanto suas experiências pessoais que tem relação com os conceitos do seu tema, ou pode ser um case de um cliente que tenha a ver com a realidade do público.
O mais importante durante a sua fala é contar uma história de alguém que enfrente uma jornada e que te leve a criar empatia, elemento principal de uma boa história. A conexão do público fica mais fácil se vier a partir de uma identificação.
Seu público deve se sentir positivamente surpreendido com a sua mensagem. No final, encerre a palestra deixando algo para o público pensar. Pode ser uma frase de impacto, uma provocação ou até mesmo uma reflexão.
Depois de desenhar toda a sua linha narrativa é preciso colocar evidências nela, priorizando o que vai ajudar a entregar a mensagem chave que você quer comunicar com a sua palestra.
Deixe de lado tudo que seja redundante, genérico ou batido. Tente trazer relevância com criatividade e diferenciação. É importante trazer algo que não seja sabido pela maior parte do público, portanto seja ousado, traga insights que instiguem as pessoas mesmo que não sejam inteiramente compreendidos.
Interações não precisam ser somente perguntas. Hoje em dia existem outras interações que funcionam melhor do que o “levante a mão quem já fez isso”. Peça que o público encontre algo nos seus smartphones, que fechem os olhos para imaginar um determinado cenário, que respondam questões que você responderá logo depois para analisar se o resultado é parecido.
Utilizar interações diferentes podem criar mais engajamento do público com o palestrante, principalmente se essas interações exigirem menos desse público. Traga reflexões simples e diretas e se lembre de mostrar o benefício da interação para que ela aconteça.
Agora é hora de colocar tudo isso em prática, não deixe de se inscrever no “call for papers” do IT Forum X, as inscrições estão abertas até dia 13 de março. Clique aqui para saber mais.
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