Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Como impulsionar a equipe de TI para o sucesso em 2020

Sua equipe de TI está preparada para enfrentar as oportunidades e os desafios do próximo ano?

John Edwards, CIO (EUA)
08:12 am - 10 de dezembro de 2019
Shutterstock

Para os líderes de TI, o ano novo é o horário nobre para planejar, organizar e lançar novas estratégias e iniciativas. A evolução das tendências de negócios, os problemas de segurança e a crescente supervisão do governo de muitas atividades de TI, combinadas com uma série aparentemente interminável de tecnologias disruptivas, tornam essencial começar a pensar em táticas e objetivos o mais rápido possível para ter um 2020 bem-sucedido.

Confira 7 dicas para ajudá-lo a começar o ano novo.

1. Colabore com líderes de negócios

Trabalhe para garantir que a TI seja um parceiro de negócios, diz Michael Cantor, CIO do Park Place Technologies. O executivo sugere agendar reuniões com os principais líderes empresariais para revisar o valor comercial da TI com base nos projetos concluídos em 2019 e como a TI pode apoiar as metas de negócios no próximo ano.

“Participe do ciclo orçamentário e ajude a garantir que os fundos estejam nos lugares certos para a estratégia – não deixe que os parceiros de negócios façam isso sozinhos”, recomenda.

Cantor acredita que essa abordagem posicionará o CIO como líder de pensamento da empresa, fornecendo base para os objetivos da TI em 2020.

“[O plano] também permite transparência nos negócios de TI, fornecendo uma estrutura básica para medir resultados em 2020 e permitindo medições contínuas em relação a esses resultados”, acrescenta.

Leia mais na IT Trends

  • O mercado de trabalho de TI está mudando. Saiba por que isso é bom
  • 3 habilidades comportamentais que você deve desenvolver em 2020

2. Objetivo de controlar a interrupção

As tendências de interrupção dos negócios continuarão a evoluir no próximo ano. “A TI tem uma responsabilidade e uma oportunidade aumentadas para ajudar as organizações a ficarem ‘prontas para o futuro’”, diz Roy Nicholson, diretor de consultoria de negócios da Grant Thornton.

Nicholson aconselha a criação de um time de gerenciamento de transformação, visando identificar novas tecnologias e métodos promissores para administrar iniciativas de transformação em toda a empresa.

“No back office ou no front office”, observa. Para Rahul Mahna, direto de soluções de processo, risco e tecnologia das 20 principais empresas de contabilidade EisnerAmper, os departamentos de TI devem ser proativos sobre os problemas antes que eles ocorram, criando um planejamento de seis a doze meses.

“Uma maneira simples de criar um plano é examinar as ideias futuras usando um sistema de ponderação para determinar quais iniciativas priorizar”, explica.

“Se você está ocupado apagando incêndios no dia a dia e não está planejando com antecedência, a sua empresa sempre estará em maior risco.”

3. Centralize a análise de dados

Os departamentos de TI são responsáveis ​​pela coleta, armazenamento e gerenciamento de dados. Enquanto isso, a análise de dados geralmente é realizada em unidades de negócios separadas. Apesar disso, à medida que mais empresas começam a entender a importância estratégica da análise de dados, há uma tendência emergente em direção a uma abordagem de mais centralizada.

“A análise bem-sucedida exige que engenheiros de TI e cientistas de dados trabalhem em estreita colaboração entre si e com as unidades de negócios para desenvolver soluções e gerar insights úteis”, afirma Yan Huang, professor assistente de tecnologias de negócios na Tepper School of Business da Universidade Carnegie Mellon.

“O departamento de TI, ou às vezes o departamento de TI e um departamento de análise separado, estará impulsionando a capacidade de análise das organizações.”

4. Fique por dentro das iniciativas de segurança

O início de um novo ano é um bom momento para avaliar a segurança da empresa e o papel da TI na proteção de sistemas e dados. “Reserve um tempo para sair do modo de combate a incêndios e trabalhe com a sua equipe para pensar no cenário geral – daqui a 18 meses – e desenvolver tarefas básicas de segurança”, sugere Jessica Ireland, líder de práticas de segurança, risco e conformidade do Info-Tech Research Group.

“Nossa pesquisa mostra que os tópicos de segurança permanente ainda são relevantes hoje, porque as equipes de TI não conseguem reservar um tempo para implementar esses princípios.”

As violações de segurança se tornaram comuns, e os clientes e parceiros de negócios querem saber se os seus dados estão totalmente protegidos. Ireland observa que, com o GDPR e outros padrões de privacidade, indivíduos e empresas estão reconhecendo que têm o direito de serem protegidos contra roubo de dados. “A segurança deve se tornar um problema para os seus negócios … ou você corre o risco de parecer desatualizado e perderá oportunidades”, alerta a especialista.

Dada a seriedade das ameaças, o gerenciamento de riscos de segurança deve ser parte integrante de todas as decisões de negócios e de TI em 2020. “Compreender seus níveis de tolerância a riscos e como isso impacta a estratégia da sua equipe ajudará a sua organização a longo prazo em termos de: investimentos e garantia para os seus clientes”, completa.

5. Alcance clientes

No início de 2020, os líderes de TI devem dedicar tempo para atender às necessidades dos clientes das suas empresas, desafiando as suas equipes a avaliar quão bem eles estão apoiando os líderes de negócios no cumprimento de prioridades de produtos e / ou serviços. “Pode haver uma desconexão aqui, e isso oferece uma incrível oportunidade de alinhar e integrar o departamento de TI como um parceiro importante na condução de iniciativas e na contribuição direta ao resultado final e ao sucesso da empresa”, explica Richard Pierle, CEO da Pier Digital Advisory Services.

“A criação de equipes multifuncionais e competentes é a maneira mais eficaz de melhorar a capacidade da organização de agregar valor aos clientes”, diz Kurt Bittner, vice-presidente de soluções corporativas do Scrum.org. “Para criar essas equipes, você deve eliminar a barreira entre negócios e TI. Procure maneiras de criar produtos ou serviços digitais que ajudem a melhorar as experiências dos clientes.”

6. Dobre as métricas

Com as atividades de tecnologia e negócios cada vez mais próximas, os líderes de TI em 2020 sentirão uma pressão crescente para implementar, estudar e aprender com as principais métricas de desempenho. “[Como] a maioria dos líderes de TI está focada em métricas relacionadas especificamente à tecnologia, as estatísticas sobre o sucesso dos negócios geralmente são negligenciadas”, declara Wendy Pfieffer, CIO da Nutanix. “Os CIOs podem otimizar a eficiência equilibrando esses dois KPIs.”

7. Prepare a sua equipe para lidar com as mudanças

De acordo com Hriday Ravindranath, diretor de informações e tecnologia da BT Global, ao entrarem na nova década, os departamentos de TI precisam continuar a sua evolução tecnológica a todo vapor. “Para o sucesso futuro, as equipes precisam criar uma cultura de aprendizado que abrace e se adapte a uma abordagem digital-nativa”, afirma. Acelerar as equipes no desenvolvimento de habilidades em novas tecnologias, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, 5G e redes em nuvem, deve ser prioridade.

“Espera-se que os departamentos de TI sejam especialistas nessas novas tecnologias e forneçam um novo nível de serviço aos clientes”, diz Ravindranath. “Ao criar uma cultura de aprendizado, as equipes de TI se acostumarão a falhar rapidamente e a ter agilidade e adaptabilidade às crescentes necessidades dos clientes.”

Brad Clay, vice-presidente sênior e diretor de informações e conformidade da Lexmark, acredita que a TI precisa iniciar o planejamento de riscos, e ainda treinar a incerteza. À medida que a taxa de mudança aumenta, a capacidade de entender e planejar todos os riscos possíveis se torna cada vez mais difícil. “Ao treinar para a incerteza, ensinamos as nossas equipes a responder da melhor maneira possível aos desafios que não prevíamos”, explica.

Deixe o passado para trás

As equipes de TI precisam se afastar das suas raízes para se tornar participante ativo na criação e aprimoramento do valor comercial. “Quando entrarmos em 2020, não será suficiente que os departamentos de TI mantenham as luzes acesas e a empresa segura”, revela Jarod Greene, gerente geral do Technology Business Management Council, organização profissional sem fins lucrativos dedicada ao avanço das práticas de gerenciamento de negócios de tecnologia.

“O sucesso em 2020 começa com a compreensão de quais são os objetivos organizacionais, pessoais e funcionais e, em seguida, trabalhar para mostrar como os departamentos de TI podem ser agentes de mudanças.”

Tags:
carreira
Gestão
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados