Como humanizar a TI é o principal tema da conferência anual da ASUG Brasil

Maior grupo de usuários SAP da América Latina expande evento para engajar mais do que os "dinossauros da TI"

Author Photo
2:29 pm - 12 de agosto de 2020
ASUG conferência Virtual talking with friends, colleague and using video chat conference. Remote learning or work. Home quarantine or prevention of coronavirus infection (virus covid-19). Group of people smart working

Quais são as dificuldades ao falar de TI de forma mais humanizada? Em especial, quando se tem uma comunidade cheia de novos players, num cenário de mudança constante? É este o desafio que o maior grupo de usuários SAP da América Latina, a ASUG Brasil, resolveu encarar ao realizar sua conferência anual de forma totalmente digital.

O evento, que acontece entre os dias 18 e 28 de agosto, reúne profissionais envolvidos na implementação de soluções de tecnologia. Na edição de 2020, a associação tem expectativa da participação de mais de 1.000 profissionais, aproximadamente 100 CIOs e diretores de TI.

Anteriormente, a associação realizava suas conferências presencialmente. Com o novo paradigma, chegaram novos desafios e uma visão renovada. O principal deles foi manter o formato atrativo para engajar os associados e trazer novos pontos de contato com quem ainda não está presente no ecossistema SAP, explica o presidente da ASUG Brasil, Wellington Brigante.

“No momento em que decidimos pelo formato 100% digital, surgiram uma série de ideias e oportunidades”, comenta Brigante. “Vamos dar uma cara totalmente nova para nossa conferência”, comenta o presidente da ASUG.

Conferência digital e humana

A principal diferença para para a organização foi abordar a TI sob uma ótica diferente. “Quando se fala em transformação digital, todo mundo comenta tecnologia: disponibilizar mecanismos para as pessoas trabalharem de forma eficiente. Mas, essa realidade mudou e interfere demais na rotina das pessoas”, comenta o presidente da ASUG. “Está mais do que provado de que, daqui para frente, a gente não pode olhar só a tecnologia”, afirma Brigante.

Leia também: Adriana Aroulho assume comando da SAP Brasil

Desta forma, o programa da 23ª conferência anual da associação mantém treinamentos SAP e conversas com CIOs do ramo, mas buscou uma abordagem condizente com o momento. De acordo com Brigante, a ASUG tentou incluir conteúdos voltados para saúde mental e painelistas que não necessariamente trabalham com TI — abrindo a discussão também no ecossistema SAP.

“Se fala muito em resiliência. Que as pessoas precisam ser resilientes. Não, resiliência é quando você passa por uma transformação e volta para o estágio anterior. Com a pandemia, as pessoas não voltarão ao estágio anterior. Não adianta ser resiliente, a gente precisa ser ágil, flexível e se adaptar a essas mudanças”, explica Brigante.

Dinossauros em transformação

As sessões técnicas serão realizadas em 30 lives para levar essa informação tanto para o público SAP como também para pequenas e médias empresas que usam sistema de gestão. Para Brigante, uma das formas de abordar a questão é entender que o mundo mudou. Se, antes, a comunidade SAP via o ERP como o protagonista de suas plataformas de sistemas, isso não acontece mais.

“O público mais jovem dificilmente conhecia a ASUG. A associação era, até então, conhecida pelos ‘dinossauros da TI’, pessoas de grandes implantações SAP e de grandes empresas”, explica o presidente da associação, que não quer mais se restringir ao grupo de usuários da solução.

A conferência também vai abrir horizontes, abordar temas como reforma tributária, recursos humanos e negócios. “Todo esse movimento vem da necessidade de expandir. Temos uma série de caminhos para isso, o principal meio é se aproximar da comunidade”, conta Brigante. Além disso, essa expansão também será regional. A conferência terá painéis legendados em espanhol, como forma de levar conteúdo para outros países da América Latina. Atualmente, o grupo de usuários brasileiros SAP é o maior da região.

Saiba mais sobre o evento e como acompanhar a conferência no site oficial da ASUG Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.