Como garantir produtividade durante o isolamento social: 4 dicas práticas

Com agendas mais flexíveis devido à pandemia, funcionários afirmam estar mais produtivos. Mas há algumas orientações que precisam ser seguidas

Author Photo
8:00 am - 07 de julho de 2020

A concepção de jornada de trabalho mudou com a pandemia. Os horários precisaram ser revistos com o trabalho remoto para que os funcionários pudessem conciliar o privado do corporativo. Afinal, o isolamento social e a divisão do espaço de casa com a família e o trabalho fez com que a flexibilidade de horários deixasse de ser uma vantagem e passasse a ser uma necessidade.

Em pesquisa conduzida pela Robert Half, a maioria dos entrevistados afirma que o modelo de trabalho atual admite maior flexibilização de horário.  E a produtividade acaba como uma consequência natural.

De acordo com o estudo, quase 4 em cada 5 profissionais (79%) entrevistados disseram que suas funções permitem um trabalho com janela ou a possibilidade de dividir o dia em diferentes partes dos negócios e do tempo pessoal. Desses entrevistados, 73% relataram que um acordo com os líderes leva a uma maior produtividade.

Segundo a pesquisa, entre os profissionais que têm a opção de seguir um horário flexível, uma porcentagem maior de entrevistados com crianças (78%), do que aqueles sem (66%), disse que o trabalho com janela permite que eles sejam mais produtivos. Quase um número igual de homens (75%) e mulheres (71%) disse que faz mais quando integra atividades pessoais e profissionais ao longo do dia. Mais funcionários com 55 anos ou mais (39%) notaram que preferem um horário tradicional do que entre 41 e 54 (32%) e 25 a 40 (22%).

“Seja no trabalho em janela ou em horários alternativos, as pessoas ficam mais felizes e produtivas se tiverem controle sobre quando – e onde – realizam seus trabalhos”, lembra Paul McDonald, Diretor Executivo Sênior da Robert Half. “Oferecer flexibilidade aos funcionários será muito importante para quando as organizações se prepararem para reabrir e voltar ao escritório, como tem sido desde o início da pandemia”.

Para gerenciar agendas flexíveis e aumentar a produtividade, a Robert Half oferece quatro dicas:

Coordene a cobertura da equipe. Alguém em seu departamento deve estar disponível durante o horário comercial principal para responder a solicitações.

Identifique suas horas de energia. Quando você atinge o pico de produtividade: de manhã cedo, no final da tarde ou à noite? Reserve um tempo silencioso para enfrentar projetos de alta prioridade quando você tende a atingir o seu ritmo.

Defina janelas amplas. Saltar entre tarefas pode ser ineficiente. Agrupe atividades que exijam esforços e recursos semelhantes e bloqueie incrementos de uma hora ou mais para executá-los.

Agende e compartilhe seu calendário. Verifique se seus colegas sabem quando você está disponível para conhecer e colaborar – e quando estará menos acessível ou off-line.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.