Como garantir os resultados do time através do gerenciamento remoto

Gerenciamento de times remotos é um dos desafios corporativos que ganharam complexidade em tempos da pandemia do COVID-19

Author Photo
2:47 pm - 25 de abril de 2020
Pandemia

Além das tradicionais dificuldades dos times com fusos horário e diferenças culturais e de linguagem, agora temos o fato de toda a equipe estar trabalhando em casa, sem necessariamente ter as condições ideais de trabalho como mesas e cadeiras confortáveis ou um espaço isolado para manter o foco e atenção. O estresse emocional também é um inimigo do foco e atenção de times remotos.

Nesse cenário desafiador, os líderes têm uma importância ainda maior, mantendo a colaboração da equipe, garantindo a fluidez e clareza na comunicação e neutralizando efeitos negativos de elementos esternos.

Algumas dicas podem ajudar os líderes em momento de dificuldades, mas também podem ser úteis no dia a dia normal das empresas:

• Seja um exemplo para seu time. Esteja sempre disponível para conversar e, sempre que possível, faça isso por videoconferência. Lembre-se que a comunicação não verbal é muito importante e o vídeo é uma ferramenta importante durante o isolamento social.

• Mantenha o controle emocional e transmita segurança para o seu time. A crise vai passar e depois virão novos desafios e oportunidades. Em pânico, um time não produz resultados e por mais difícil que uma situação seja, é preciso calma e colaboração para sair dela.

• Defina os objetivos e os comunique com clareza. É fundamental que todos os membros do seu time estejam sincronizados e alinhados com os objetivos e, enquanto o escritório físico nos ajuda a manter as pessoas agrupadas, esse alinhamento pode ser muito difícil de manter com todos os membros trabalhando remotamente.

• Procure estabelecer uma rotina com o seu time. O trabalho de casa trás a conveniência de evitar deslocamentos e o trânsito das grandes cidades, mas complica a separação entre as atividades profissionais e interesses pessoais ou os cuidados com a casa. Uma rotina diária, começando com uma rápida videoconferência com todos os membros do time é uma forma de criar uma agenda comum e facilita a integração dos membros.

• Seja otimista e agradeça sempre. O otimismo é um ótimo antídoto para o estresse e a gratidão um ingrediente fundamental para a felicidade. Em momento difíceis, os líderes precisam redobrar a atenção ao humor geral do time e agir estrategicamente para elevá-lo.

• Mantenha a sintonia e a confiança do seu time com um happy hour virtual semanal. Comemorar o fim de cada semana com um bom bate-papo, acompanhado de seu drink favorito, ajuda a melhorar o humor e a integração de todos. Estando cada um em sua casa, temos a vantagem de não precisarmos dirigir depois do encontro, o que deixa tudo ainda mais relaxante!

Espero que essas dicas ajudem líderes e seus times a obterem sucesso e superar essa pandemia e outras crises que certamente virão. Desejo a todos muita força, foco e otimismo!

*Alexandre Schritzmeyer é Diretor de Desenvolvimento do Produtos da Sovos Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.