Como empregadores podem ajudar funcionários que estão em crise no meio da carreira

Para muitos líderes, o problema é ver esses talentos passando para o outro lado

Author Photo
9:50 am - 19 de abril de 2018

A “crise do meio da carreira” é um fenômeno real. Uma pesquisa mostrou que a satisfação na vida profissional diminui quando as pessoas estão no meio delas. Para muitos líderes, o problema é ver esses funcionários passando para o outro lado — a concorrência.

Muitas empresas não conseguiram desenvolver planos para o funcionário que progrediu em sua carreira e sentir-se negligenciado ou esquecido pode ser o prego no caixão para alguém que deu os seus melhores anos para uma empresa e agora está lutando com um profundo desejo de mudar de função, localização ou missão.

O que o empregador pode fazer?

Josh Bersin, líder da Deloitte, afirmou a Harvard Business Review que os funcionários são os ativos que oferecem mais valor para suas empresas ao longo do tempo. A desvantagem de perder esses funcionários pode ser devastadora para as organizações: “perder o conhecimento institucional, habilidade aprimorada, a confiança e a cooperação que foram acumuladas por funcionários em meio de carreira é caro”. Bersin dá algumas dicas do que pode ser feito.

  • Criar “oportunidades laterais” para aqueles que precisam de estímulo intelectual;
  • Desenvolver uma missão interna para quem precisa de senso de propósito mais profundo;
  • Incentivar os seus melhores profissionais para assumir papéis de mentores;
  • Mobilidade física ou trabalho remoto para quem precisa de uma mudança de cenário;

Trabalhadores no início e no fim de suas carreiras são importantes, por questões de adaptações ou passagem de bastão, mas negligenciar aqueles que estão no meio delas podem resultar em prejuízos.

Para que se mantenham com seus empregadores até que voltem a ser felizes em uma segunda metade de suas carreiras, os gerentes têm que fazer planos para que seus funcionários em meio de vida profissional se beneficiem de estratégias e mudanças positivas em suas vidas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.