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Como (e por que) criar um mapa de calor para tecnologias emergentes

Um mapa de calor de tecnologias emergentes pode ser uma ferramenta valiosa para iluminar as várias tecnologias disruptivas no radar de sua organização. Quando adquirido internamente nas várias divisões e departamentos da sua organização, pode servir como uma ferramenta de avaliação rápida para ajudar a revelar e definir prioridades, bem como áreas para colaboração e coordenação adicionais.

O mapa de calor pode ajudar a descobrir sinergias entre divisões e departamentos onde você pode alavancar investimentos, projetos, recursos e/ou ferramentas. Também é importante explorar as diferenças. Eles podem revelar onde um grupo descobriu uma oportunidade que pode funcionar para outros ou talvez uma área de nicho ou caso de uso aplicável apenas a uma única divisão ou departamento. De qualquer forma, o mapa de calor revelará rapidamente essas semelhanças e diferenças e ajudará a aprofundar essas discussões importantes. O público-alvo para essas discussões pode ser os próprios líderes de divisão, para reproduzir as descobertas entre as divisões, bem como os diretores executivos para compartilhar e obter feedback sobre essas prioridades de toda a empresa.

Siga estas etapas para projetar, implementar e agir em seu mapa de calor de tecnologia emergente.

Como começar o projeto

Comece criando um modelo que inclua as tecnologias que você deseja avaliar e o que gostaria de aprender sobre cada uma delas com suas partes interessadas internas. Um mapa de calor simples pode examinar o impacto potencial nos negócios de um conjunto de 15-20 tecnologias emergentes e disruptivas em termos de impacto baixo, moderado, alto ou transformacional nos negócios.

Este modelo deve ser especificado mais detalhadamente para que os entrevistados saibam o prazo exato para fazer sua avaliação, como o impacto percebido de hoje ou o impacto percebido sobre a estratégia de 2025 em todo o horizonte de tempo.

Para cada tecnologia ou tendência listada, também é importante fornecer definições para que os entrevistados saibam exatamente o que se entende por certos termos, como “gêmeos digitais” ou “impressão 3D”, mas também o escopo pretendido de termos mais comuns, como “computação em nuvem” ou “mobilidade”. Em termos de mobilidade, por exemplo, o escopo ao considerar o impacto potencial nos negócios pode incluir dispositivos, aplicativos e infraestrutura como um todo.

Em seguida, projete como você gostaria que o modelo de coleta de dados, bem como o produto final parecesse visualmente, para que você possa confirmar que produzirá as informações e percepções desejadas para seu público-alvo. Mesmo as ferramentas básicas de escritório, como planilhas, podem funcionar bem para a coleta de dados, e a chave é tornar o modelo fácil de preencher e, ao mesmo tempo, fornecer o nível de detalhe desejado dos entrevistados.

Implementação

Depois que seu modelo tiver sido projetado e você tiver finalizado as informações exatas que deseja de suas divisões e departamentos, pode enviar sua solicitação com uma data de vencimento para as respostas. Dê aos entrevistados bastante tempo e flexibilidade para decidir como coletar seus dados, seja uma resposta individual de um líder de divisão ou um esforço coletivo de sua equipe. É importante dar um exemplo de como preencher o formulário, mas pode ser um exemplo fictício para não “liderar a testemunha” compartilhando as respostas de outras divisões.

Uma abordagem simples pode ser formular a solicitação da seguinte forma: insira “Baixo, Moderado, Alto ou Transformacional” para cada tecnologia ou tendência para denotar seu impacto comercial potencial atual na estratégia de negócios de sua divisão ou departamento para 2025.

À medida que os resultados começarem a chegar, você pode preencher uma visualização integrada. Para obter um nível adicional de detalhes, você também pode solicitar os casos de uso previstos para cada tecnologia ou tendência.

Análise e ação

Para maximizar o potencial de seu mapa de calor de tecnologia emergente, é importante não usá-lo como um fim em si mesmo, mas como um início de conversa. Compartilhe o mapa de calor integrado e completo com todos os participantes e até considere o compartilhamento via intranet da empresa. (Uma vez que as informações provavelmente são confidenciais da empresa, certifique-se de fornecer orientação para não compartilhá-las fora da empresa.) Use as informações estrategicamente e incorpore-as em seus planos estratégicos para ajudar a ilustrar as tecnologias e tendências que são de importância estratégica para o negócio.

Essa técnica também pode ser integrada aos processos e atividades de planejamento estratégico existentes ou à sua estratégia de inovação e tecnologia. Embora o exercício do mapa de calor seja simples e possa ser realizado a qualquer momento, uma prática recomendada é incorporá-lo aos ciclos anuais desses processos de planejamento estratégico mais amplos e ajustá-lo aos seus prazos.

Depois de passar pelo exercício do mapa de calor, obtenha feedback dos participantes sobre o valor do processo e como ele pode ser melhorado. Assim como a análise SWOT ou outras ferramentas de planejamento estratégico, o mapa de calor pode se tornar uma ferramenta valiosa em seu kit de ferramentas.

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