Como desenvolver equipes? Estas 5 dicas vão ajudá-lo na missão

Robert Half lista caminho e indica que equipes engajadas têm mais facilidade de alcançar desempenhos satisfatórios

Author Photo
10:33 am - 08 de fevereiro de 2019
Como desenvolver equipes Essas 5 dicas vão ajudá-lo na missão

O desenvolvimento de equipes é uma condição fundamental para o sucesso das empresas. No entanto, para alcançar os resultados esperados, a organização precisa investir cada vez mais na capacitação de seus funcionários, alerta a empresa de executive search Robert Half em seu blog.

Isso porque, se os profissionais que fazem parte do negócio se sentem acolhidos e percebem que a companhia mantém práticas alinhadas ao desenvolvimento humano, eles se sentirão mais motivados e engajados com o propósito do negócio, o que contribui para os resultados da instituição.

Do contrário, toda a operação da empresa fica comprometida, culminado em baixos resultados, o que pode colocar o negócio em risco.

Neste post vamos mostrar como trabalhar o desenvolvimento de equipes na sua empresa. Acompanhe!

 

Qual a importância de um bom desenvolvimento de equipes?

Equipes engajadas e colaborativas têm mais facilidade de alcançar desempenhos satisfatórios, quando comparadas às demais, pois são capazes de alinhar suas diferentes habilidades a favor dos resultados que a empresa espera.

Portanto, é altamente aconselhável fazer investimentos em estratégias que elevem o bem-estar dos funcionários e também favoreça a capacitação da equipe — já que são elas as responsáveis por trazer o lucro, e com isso as empresas podem se desenvolver.

Quais são as skills necessárias para garantir o desenvolvimento dos times?

São diversas as skills necessárias para garantir o desenvolvimento dos times. No entanto, algumas destacam-se.

Liderança

Para conseguir uma equipe de alta performance, você precisará de bons líderes à frente dela. Para tanto, é importante investir nesses profissionais, pois além de serem responsáveis por capacitar seus subordinados, eles também são importantes influenciadores da cultura organizacional.

Proatividade

Antecipar demandas e se colocar à frente das mais diversas situações é fundamental para o desenvolvimento de equipes. Isso porque, em mercados cada vez mais competitivos, aqueles que conseguem uma margem de tempo na evolução dos seus negócios — e pessoas — garantem importantes vantagens.

Engajamento

Talvez essa seja uma das skills mais difíceis de ser adquirida. Isso porque, conquistar o engajamento significa garantir um maior comprometimento dos profissionais, e como consequência, uma maior produtividade e alto índice de qualidade.

Como desenvolver uma equipe?

Desenvolvimento de equipe requer planejamento e algum esforço por parte das organizações. Veja a seguir os primeiros passos desse processo.

1. Defina qual será a função de cada funcionário no time

Logo no processo de onboarding de novos colaboradores, é preciso dedicar um tempo para elucidar para todos os membros do time quais são as responsabilidades de cada profissional na empresa.

Para tanto, é importante fazer reuniões constantes com os times para definir de forma clara qual a função de cada colaborador, conciliando os perfis diferentes de cada um.

2. Crie metas

Estabelecer um programa de metas para cada profissional, alinhadas ao seu cargo e suas competências, também pode contribuir para um maior desempenho e motivação. Por meio desse plano, cada colaborador saberá de forma exata como a sua participação é importante no desenvolvimento da equipe e na entrega de resultados.

3. Comunique com clareza

Desenvolver uma comunicação diária é fundamental para aprimorar as skills dos funcionários, bem como ouvir os feedbacks sobre a satisfação sempre que possível.

Da mesma forma, é fundamental se fazer entender de maneira objetiva e clara, usando uma linguagem que seja acessível a todos os membros da equipe.

Nesse sentido, é importante evitar gírias e termos técnicos, específicos da sua função. Isso porque, nem todos entenderão e isso pode gerar dúvidas por parte de alguns colaboradores, o que vem a comprometer o desenvolvimento de todos. Quando realizada com o devido planejamento, a comunicação pode ser uma das mais fortes aliadas no desenvolvimento de equipes.

4. Seja transparente

Ser transparente no processo de desenvolvimento de equipes de trabalho é fundamental. Isso porque, a honestidade faz com que as pessoas tenham mais facilidade para se conectar, tornando o processo muito mais objetivo. Além disso, garante que o resultado seja sustentável. Como consequência, teremos benefícios em longo prazo.

5. Ofereça oportunidade de crescimento

Quando a empresa investe em um plano de cargos e salários, o profissional sabe quais caminhos deve trilhar para chegar até a posição desejada.

Além de motivá-lo, quando ele consegue uma oportunidade de crescimento na empresa, isso encoraja o desenvolvimento de outros colaboradores que já estão na equipe, oferecendo a eles um importante incentivo.

É importante ressaltar que, para implementar um plano de cargos e salários, é necessário fazer o mapeamento do perfil comportamental de sua equipe. Isso porque, ao promover um profissional, a empresa confere a ele mais responsabilidades, e é necessário garantir que ele esteja preparado para cumpri-las.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.