Como cuidar do bem-estar sem sair de casa

A questão do bem-estar físico e mental com a ajuda de exercícios que também fortalecem a imunidade, importante no combate ao Corona

Author Photo
5:28 pm - 19 de março de 2020

Vários setores têm fechado as portas ou realizado um sistema de rodízio para evitar aglomeração de pessoas, como cinemas, shoppings para que haja uma menor contaminação. Nesta semana, alguns estados publicaram decretos que suspendem o funcionamento de academias e museus. E uma das preocupações dos brasileiros em meio a este cenário é como ficará a questão dos locais para fazer ginástica. O importante é não deixar de lado as atividades físicas, ficando atento às recomendações do governo para proteger o máximo de pessoas possível.

Pedro Reis, sócio-fundador da startup VIK, que oferece um programa de saúde gamificado para empresas por meio de atividades físicas, explica que deixar os exercícios de lado não pode se tornar uma opção, já que precisamos nos manter saudáveis para encarar essa pandemia. “Podemos optar por atividades realizadas ao ar livre, em que existe menor concentração de pessoas. Muitas empresas já adotaram a medida do home office, por isso, também podemos pensar em exercícios com a ajuda do YouTube, sempre respeitando os seus limites”, explica o especialista.

Pedro Reis listou algumas opções:

Dança: se você é um amante de danças, essa pode ser uma ótima opção para os próximos meses, já que, na maioria das vezes, será necessário apenas um espaço para você se mover bastante. Escolha o ritmo de preferência como zumba, jazz, body ballet ou fit dance, entre tantos outros e dance. Isso ajudará a fortalecer a sua imunidade sem você se arriscar com as multidões. Na internet, é possível encontrar vídeos e canais realizados por ótimos profissionais, para que você não corra o risco de se lesionar.

Exercícios aeróbicos: assim como a dança, os exercícios aeróbicos nos ajudam a queimar calorias e podem ser realizados de diferentes formas: caminhada, de preferência ao ar livre, exercícios na escada da sua casa ou do seu prédio, ou até uma corridinha no quintal.

Improvise na musculação: para os amantes de academia, não há nada pior do que ficar alguns dias sem levantar um peso, não é? E mesmo que seja mais complicado, é possível sim realizar esses exercícios em casa com ajuda de um saco de 1kg de açúcar, ou feijão. Pode-se fazer agachamentos com os pesos improvisados no ombro. As garrafas pets também podem ser usadas se cheias com algum material do peso de preferência.

Treine em casa

A ClassPass disponibiliza gratuitamente exercícios de áudio e vídeo na plataforma para quem quer se manter ativo, mas precisa evitar as aglomerações e os aparelhos compartilhados das academias e estúdios.  A empresa também está renunciando taxas de cancelamento de aulas relacionadas ao COVID-19 até o final de março, mantendo todos os créditos dos membros da plataforma não utilizados até 1º de junho;

Ainda existem outros canais e plataformas, como o Xtreme21, que permitem o exercício funcional em casa, de acordo com as preferências do usuários, disponibilizando diversos tipos de treino. Assim dá pra se mexer e se manter saudável ao mesmo tempo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.