Como CIOs têm encarado a linha de frente da transformação digital?

Durante IT Forum 2018, líderes de tecnologia refletem sobre o papel estratégico e os desafios que assumiram nas corporações

Author Photo
2:44 pm - 29 de abril de 2018

Muitas empresas deram início aos seus projetos de transformação digital há um tempo. Para além da necessidade de se manterem atualizadas no mercado, trata-se de uma questão de sobrevivência. Durante o segundo dia do IT Forum 2018, que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio na Bahia, líderes das áreas de tecnologia de suas companhias discutiram sobre os atuais desafios do setor sobre o seu papel estratégico nas corporações e refletiram sobre uma iminente inquietação: CIOs terão seus lugares, eventualmente, substituídos pelos novos Chief Digital Officer (CDO)?

Para Fernando Birman, CDO da Solvay, a digitalização das empresas é prioritária. “Não temos saída”, ressalta o executivo da gigante química, com sede em Bruxelas. “Esse momento é realmente único. O assunto está na direção da empresa. E uma razão básica para isso é a sobrevivência. Alguns negócios realmente não têm opção”, complementa. Entretanto, Birman credita ao CEOs a agenda de transformação digital. “Estamos falando de negócios. Se amanhã, uma empresa não sobreviver, se aparecer um concorrente como uma startup, é o CEO que tem de fazer o melhor uso das ferramentas que estão ao seu alcance.”

CIO: um líder estratégico

Na visão de Luzia Sarno, CIO Grupo Fleury, o diretor de tecnologia das empresas têm uma posição privilegiada. Dado o fato de que todas as unidades vêm sendo impactadas por novas tecnologias, o chefe de TI pode atravessar todas as áreas. “Acho que é uma das poucas visões, além do CEO, que consegue ver do ponto de vista estratégico – desde o chão da fábrica a operação”, argumenta Luzia.

Marco Goes, CIO da Royal Canin, não pensa diferente. Para ele, o movimento da transformação digital acabou entregando responsabilidades para cada divisão – que antes, muitas vezes, eram entregues à TI. Cada departamento hoje, por exemplo, precisa ser protagonista, assumir seus sistemas e suas responsabilidades. Como consequência, a área de tecnologia “ganhou mais tempo” para pensar no negócio.

“Hoje, sou visto como um formador de opinião na empresa, como uma pessoa que é chamada quando o projeto é discutido. Não apenas para fazer da tecnologia a facilitadora do negócio”, defende Goes que resume: “Hoje, a TI precisa entender o core business e entregar o valor”.

Como formar equipes vencedoras

Uma vez que CIOs são cobrados para assumir posições mais estratégicas, a necessidade de formar equipes e atrair talentos que sejam mais participativos cresce. Como adequar essa equação? A diversidade aqui encontra o seu maior valor, diz Luzia, do Grupo Fleury. Ela conta que sua equipe inclui médicos, enfermeira, advogado e uma jornalista. “Isso ajuda a montar literalmente a diversidade na empresa”.

Para Goes, da Royal Canin, a máxima de contratar “alguém mais inteligente que você” garante mais tempo para criar e inovar em sua divisão. “Não contrato ninguém para uma posição, contratamos para a corporação. Se eu tenho uma vaga aberta para analista de sistemas, entre o profissional que é megaespecializado e o que tem o feeling da empresa, contratamos o último.”

“TI não sabe vender histórias”

Goes chama atenção para um desconforto que as áreas de TI, muitas vezes, enfrentam. “A TI não sabe vender o que faz direito. Trabalhamos muito e vendemos muito mal o que fazemos”, critica. O executivo conta que a Royal Canin começou a treinar a divisão de tecnologia para narrativas a partir de dados. “Quantos CIOs vocês conhecem que viraram CEOs em suas empresas? Não empresas de tecnologia, mas de negócios? E o talento de marketing vira CEO. Por quê? Porque ele sabe como contar histórias, sabe vender bem e se vender bem”, provoca.

Todas as empresas serão empresas de TI?

A crescente demanda para entregar processos ágeis e produtos para o consumidor final que sejam interativos e móveis exige das companhias – e do CIO – um processo de reinvenção constante. Dada o apelo de tecnologias emergentes como blockchain, inteligência artificial e machine learning, as organizações têm adotado tais práticas? Há casos e casos.

“Não somos uma empresa de tecnologia. A tecnologia é um meio para alcançar uma coisa no nosso caso”, diz Goes, da Royal Canin. “Esperamos exemplos do mercado para depois adotar a tecnologia para mitigar os erros. Mas estamos monitorando o que está acontecendo.”

Ideia semelhante é compartilhada por Birman, da Solvay. “Não vimos ainda o ‘Uber’ da indústria química. Por isso, acredito que a conversa é diferente em cada indústria. Mas sim, estamos nos mexendo, tentando criar oportunidades.”

O mesmo não acontece na indústria de saúde, uma das mais impactados pelas últimas revoluções tecnológicas, com soluções como a computação cognitiva oferecendo análises quase instantâneas, sem falar, nas possibilidades preditivas.

“Todo o P&D é íntimo do nosso negócio”, ressalta. “Ainda não é o que acontece hoje, mas temos pouca dúvida sobre se nós não nos tornaremos uma empresa de TI, dada a ruptura no nosso mercado. Será que vamos tirar sangue, ir ao médico, da mesma forma que fazemos hoje ou não vamos usar da nanotecnologia para isso?”, reflete Luzia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.