Como CDOs podem fortalecer e avançar as estratégias de Analytics

Obtenha mais valor de seus dados evitando armadilhas comuns

Author Photo
10:23 am - 05 de agosto de 2021

Na última década, os diretores de dados (CDOs) foram cada vez mais reconhecidos pelo valor que agregam a uma empresa. Na verdade, 65% das empresas agora têm um CDO, um grande aumento de 12% em relação a 2012. Os CDOs hoje são responsáveis por todas as estratégias de dados de uma organização, desde o gerenciamento de dados até a governança, privacidade e analytics. À medida que mais empresas dependem de dados para a tomada de decisões – um estudo recente constatou que 77% das empresas americanas estão aproveitando alguma forma de business analytics – os CDOs são mais responsáveis por monetizar os dados de suas empresas.

No entanto, as estratégias nas quais os CDOs contam para fortalecer a analytics, se implementadas incorretamente, podem criar custos inesperados e retardar a tomada de decisões. Para evitar essas armadilhas, os CDOs e outros tomadores de decisão de TI devem considerar as cinco práticas a seguir para obter mais valor de seus dados.

“Não coloque a carroça na frente dos bois”

É um velho ditado, mas se aplica à data analytics. Para monetizar com sucesso uma estratégia de data analytics, os CDOs devem conhecer os casos de uso de negócios da estratégia antes de implementar qualquer coisa nova. Isto é importante por duas razões. Em primeiro lugar, as estratégias de dados devem ser estabelecidas de forma fundamental, do zero, com a devida consideração de como elas impactarão e interagirão com os diferentes setores de uma empresa. Digamos que uma empresa deseja criar um programa para transformar clientes em geradores de leads, mas não implementa a mesma estratégia nas equipes de clientes e vendas. Isso cria um gargalo que custa tempo e dinheiro.

Em segundo lugar, a tecnologia de ponta – como machine learning e inteligência artificial – pode parecer uma solução imediata para um problema ou um novo meio de acelerar o processo de analytics para o crescimento. No entanto, se um CDO introduzir a tecnologia sem emparelhá-la a um caso de uso específico, a nova tecnologia pode se transformar em uma perda de investimento. Portanto, antes de adotar o melhor e mais recente, os CDOs devem saber exatamente no que estão se metendo.

Proteja os dados como seu principal ativo de negócios

Os dados não têm muito em comum com os ativos corporativos tradicionais. Por exemplo, é mais difícil avaliar o valor de grandes quantidades de dados do que para um warehouse de propriedade da empresa. No entanto, como a propriedade física, se os dados não forem bem protegidos e gerenciados, podem se transformar em perdas. Considere o recente aumento de ataques de ransomware – em 2020, as empresas pagaram cerca de US $ 412 milhões em resgate. O valor de missão crítica dos dados está sendo explorado diretamente por agentes mal-intencionados.

Para evitar o pagamento de grandes resgates ou vazamentos de dados caros, os CDOs devem implementar estratégias de gerenciamento de dados de confiança zero para proteção integrada. Com o gerenciamento de dados de confiança zero, ninguém é confiável: nenhum usuário, nenhum aplicativo, nenhum dispositivo. Estratégias de data analytics bem-sucedidas, especialmente em empresas maiores, podem exigir que os dados sejam tratados por várias equipes e aplicativos. As estratégias de gerenciamento de dados de confiança zero protegem os dados contra corrupção, mesmo quando usados ​​em vários setores. Dessa forma, os CDOs podem ter certeza de que seus ativos não se tornarão um prejuízo.

Não deixe a governança de dados ser uma reflexão tardia

Embora muitas vezes esquecida, a governança de dados é outra parte essencial da manutenção dos dados como um ativo; na verdade, é fundamental para o processo. Sem uma infraestrutura de governança adequada, as equipes de dados podem perder horas localizando e organizando os dados que coletaram antes de serem capazes de aproveitá-los para a tomada de decisões. Além disso, dados desorganizados podem levar a resultados imprecisos. A inteligência de negócios ruim pode impactar negativamente qualquer coisa, desde uma estratégia de entrada no mercado até uma nova campanha publicitária. Para manter seus colegas executivos armados com as melhores informações, os CDOs devem considerar todo o escopo da governança de dados necessária para implementar com sucesso uma nova estratégia de analytics.

As estratégias de maior sucesso permitem uma linguagem de dados uniforme em toda a empresa. Ao implementar estratégias de gerenciamento de dados mestre e uma única fonte verdadeira de repositório de analytics (ou um data warehouse), os CDOs garantem que toda a empresa esteja aproveitando as mesmas informações. E ter KPIs padronizados, como contagens de logotipo, pode permitir que os líderes de negócios atinjam e atuem com base em insights consistentes para impulsionar os resultados financeiros.

No entanto, ao estabelecer uma prática de governança, os CDOs ainda devem mapear de volta ao caso de uso de negócios, definindo sua estratégia de analytics. Isso garante que sua infraestrutura de governança, seja uma nova equipe de governança dedicada ou um data warehouse, seja projetada com os resultados finais da estratégia de analytics em mente.

Priorize o planejamento de privacidade

Nos EUA, três estados introduziram leis de privacidade de dados no ano passado. Embora os EUA não tenham uma única lei governando suas empresas da mesma forma que o GDPR faz na União Europeia, as tendências sugerem que não demorará muito para que a maioria das empresas observe alguma forma de lei de conformidade. Isso é bom, se as empresas estiverem preparadas para isso.

Atualmente, apenas 21% dos consumidores confiam em marcas globais estabelecidas para manter suas informações seguras. Portanto, os CDOs que adotam novas estratégias de analytics sem levar em conta os regulamentos de privacidade arriscam não apenas multas legais se não estiverem em conformidade, mas também a confiança na marca. Para garantir que suas empresas permaneçam em conformidade, os CDOs devem incluir considerações de privacidade em todas as partes de suas estratégias de analytics. As informações confidenciais devem ser contabilizadas e os membros da equipe que não precisam de acesso a elas para fazer seu trabalho não devem tê-las. Priorizar a privacidade desde os primeiros dias do planejamento estratégico mantém os dados um ativo e evita que se tornem um passivo.

Veja a TI como um catalisador de negócios

Por último, os CDOs e outros executivos que procuram impactar o crescimento em suas respectivas empresas devem começar a ver a TI como um catalisador de negócios. Enquanto os CDOs e outros líderes de TI tradicionalmente mantinham cargos isolados das decisões diretamente relacionadas à receita e ao crescimento, a nova e cada vez maior dependência de dados significa que esses dias já se foram. Empresas de sucesso e seus CDOs conectarão seus business analytics diretamente a cada faceta fundamental da empresa – de vendas a marketing e finanças.

Embora essa mudança de funções não recaia exclusivamente sobre o CDO, cabe aos CDOs, CIOs, CISOs e outros líderes de TI ter uma visão de 360 ​​graus dos negócios. Daqui para frente, os CDOs mais bem-sucedidos e as estratégias bem-sucedidas que implementam dependerão muito de sua capacidade de contabilizar as contribuições de negócios, as últimas tendências tecnológicas e o feedback de clientes e parceiros simultaneamente. Pode apresentar desafios iniciais, mas levar em consideração a TI nas decisões de negócios capacitará os CDOs a obter maiores retornos sobre seus investimentos em dados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.