Como barrar fraudes cometidas em marketplaces fantasma?
Com a proximidade de mais uma Black Friday, compradores e vendedores se preparam para atender suas expectativas comerciais.

Com a proximidade de mais uma Black Friday, compradores e vendedores se preparam para atender suas devidas expectativas comerciais na data mais importante para o varejo eletrônico brasileiro. Entre as vitrines para viabilizar tal sucesso comercial está o marketplace, um ambiente ideal para pequenas e médias empresas que não têm condições de colocar no ar um e-commerce robusto.
Abaixo, são apresentadas algumas soluções para prevenção de fraudes no marketplace
Monitoramento do cadastro de produtos — O cadastro dos produtos deve ser monitorado pela plataforma, garantindo que itens falsificados, não homologados ou proibidos por lei, não sejam vendidos. Este processo pode ser feito por meio de algoritmos de deep learning, que identificam o item da foto e cruzam com a descrição dada ao produto. Além disso, é possível solicitar alguns campos que, se preenchidos, podem aumentar a confiabilidade do item, tais como: código universal e código de barras no padrão EAN. Outra forma de monitorar o cadastro é aplicar um algoritmo de machine learning para acompanhar o preço do produto e cruzá-lo com o mesmo produto em outros vendedores. Em caso de grandes divergências, o item pode ser bloqueado para averiguação.
User Behavior Biometrics / Analytics — com base na captura dos dados do usuário, que está acessando a plataforma, é possível identificar tanto as características do dispositivo como o comportamento. Isto permite mostrar, por exemplo, se há um humano ou um programa (robô) por trás das ações no marketplace. De modo também que é possível detectar dispositivos com características suspeitas, como um celular recém habilitado, sem nenhum aplicativo instalado, conectado constantemente a um carregador. Características incomuns e fora da média dos usuários.
Além destas, existem outras soluções que são aplicáveis na identificação e tratamento de fraudes no marketplace e no comércio eletrônico em geral. A usabilidade delas de forma isolada ou complementar depende do nível de precisão desejado e da capacidade de investimento possível para a contenção desse risco. O lado positivo é que, com a popularização da inteligência artificial, há cada vez mais mecanismos para conter fraudes e riscos no marketplace.
**Sobre a ICTS Protiviti: a ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, background e monitoramento de funcionários, e treinamentos on-line).