Como ativar o Wi-Fi de 5 GHz no laptop

Frequência não é tão simples de usar

Author Photo
9:04 pm - 05 de novembro de 2018

Alguns roteadores e laptops suportam Wi-Fi de 5 GHz e usá-lo geralmente significa uma conexão de internet melhor e mais rápida. Em alguns passos é possível saber se o laptop oferece esse recurso e como habilitá-lo.

Em geral, o Wi-Fi é fácil de usar e confiável. Basta selecionar o nome do roteador e inserir a senha. Mas ao tentar usar 5GHz, as coisas podem ficar terrivelmente complicadas.

Descubra se o roteador suporta 5GHz

A maneira mais fácil de fazer isso é verificar o manual ou fazer login no roteador e verificar as configurações disponíveis na seção Wi-Fi. De fato, alguns roteadores têm o mesmo SSID (nome de rede) para 2,4 e 5GHz, então vale a pena mudar um para identificar facilmente cada rede a partir do laptop, celular ou tablet.

Quais padrões de Wi-Fi funcionam em 5GHz?

802.11a, 802.11n e 802.11ac trabalham em 5GHz, mas com 802.11n é opcional. Isso significa que, como a maioria dos roteadores atuais são modelos 802.11n, provavelmente será preciso descobrir se ele possui um rádio de 5 GHz, além do mais comum de 2,4 GHz.

Nem todos os roteadores podem usar as duas frequências simultaneamente, portanto, se não for possível, o usuário não conseguirá usar 5GHz. O motivo é que, mesmo que um dos dispositivos Wi-Fi não suporte 5 GHz (muitos não o fazem), ele não poderá se comunicar com o roteador quando defini-lo para 5 GHz.

Este não é um problema para os roteadores de banda dupla que podem executar ambos os rádios ao mesmo tempo. Mas o uso de frequências diferentes ainda pode causar problemas, já que os dispositivos em frequências diferentes podem não conseguir se comunicar uns com os outros. Por exemplo, um iPhone 6 Plus conectado a um BT Home Hub 5 via 802.11n em 5GHz não será capaz de ver um Google Nexus Player que se conecta ao mesmo roteador em 2,4GHz.

Como descobrir se o laptop suporta 5GHz

Infelizmente não há maneira fácil de obter essa informação. A melhor maneira é abrir o Painel de Controle, ir ao Gerenciador de Dispositivos e encontrar a marca e o modelo do Wi-Fi do laptop na seção Adaptadores de Rede.

Também é possível clicar com o botão direito do mouse no adaptador no Gerenciador de dispositivos, clicar em Propriedades e alternar para a guia Avançado. Haverá uma lista de propriedades, uma das quais deve mencionar 5GHz. Se o usuário não ver uma opção para ativar ou desativar 5GHz, significa que o adaptador não o suporta ou os drivers incorretos estão instalados.

Quem realmente quiser usar 5GHz porque tem muitas redes vizinhas de 2,4GHz, pode comprar um dongle USB Wi-Fi para o laptop. Eles são baratos e permitem atualizar o Wi-Fi do laptop sem ter que abri-lo.

 

Confira mais de 60 materiais sobre tecnologia gratuitos no HIT – Hub de Informação e Tecnologia do IT Forum

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.