Como as principais empresas de tecnologia estão tratando a diversidade e inclusão

Aqui está como cinco gigantes da tecnologia responderam aos apelos para inclusão na tecnologia, motivados pelos protestos Black Lives Matter

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8:30 am - 11 de agosto de 2020

As empresas de tecnologia tradicionalmente respondem aos apelos por diversidade na indústria, lançando estatísticas anuais sobre o local de trabalho e reafirmando os compromissos para melhorar a igualdade. Esses esforços, no entanto, tiveram pouco impacto, pois os dados continuam a mostrar que os trabalhadores BIPOC (Black, Indigenous, People of Color), mulheres e funcionários LGBTQI+ ainda enfrentam discriminação, sub-representação e desigualdade na indústria de tecnologia.

Em comparação com o emprego geral da indústria privada, o setor de alta tecnologia emprega uma parcela maior de brancos (63,5% a 68,5%), asiático-americanos (5,8% a 14%) e homens (52% a 64%), e uma parcela menor de afro americanos (14,4% a 7,4%), hispânicos (13,9% a 8%) e mulheres (48% a 36%), de acordo com dados da US Equal Employment Opportunity Commission. No nível executivo, mais de 83% dos executivos são brancos e 80% são homens, em comparação com o setor privado em geral, onde 71% dos executivos são homens e 83% são brancos.

Mas este ano, a cultura de diversidade pode estar mudando. Os protestos da Black Lives Matter (BLM), o movimento MeToo e a crescente conscientização em torno dos direitos LGBTQI+ proporcionaram um foco renovado nas disparidades de remuneração, oportunidade e sucesso que grupos sub-representados enfrentam no local de trabalho.

Para ter uma ideia das várias maneiras como a indústria de tecnologia está respondendo aos protestos recentes do BLM, demos uma olhada em como cinco grandes gigantes da tecnologia e um pequeno destaque em transparência tecnológica estão demonstrando compromissos renovados com D&I.

Microsoft

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, apoiou abertamente o movimento Black Lives Matter, declarando que a empresa está “comprometida em tomar medidas para ajudar a lidar com a injustiça racial e a desigualdade, e inequivocamente acredita que a vida dos negros importa”. A empresa lançou um plano de cinco anos que detalha como planeja combater a injustiça racial e a desigualdade para a comunidade negra e afro-americana e outros grupos sub-representados, incluindo as comunidades hispânica e latina.

O plano é composto por três objetivos principais, sendo o primeiro deles aumentar a representatividade e criar uma cultura de inclusão na organização. A Microsoft planeja investir US$ 150 milhões adicionais em D&I e dobrar o número de gerentes negros, colaboradores individuais seniores e líderes seniores até 2025. O segundo objetivo é envolver o ecossistema da empresa para “estender a visão para mudança social em todo o nosso ecossistema” criando novas oportunidades para fornecedores e parceiros e suas comunidades. O terceiro objetivo é “usar o poder dos dados, tecnologia e parceria” para ajudar a melhorar a vida dos cidadãos negros em todo o país e para lidar com a segurança e o bem-estar dos funcionários e suas comunidades.

Em sua mensagem, Nadella reconhece que será um esforço contínuo da parte da Microsoft, afirmando que este não é um “evento único” e que exigirá reflexão, escuta, aprendizagem e ajuste constantes enquanto a empresa trabalha para impulsionar a mudança e “agir com intenção”.

Diversos funcionários deram à Microsoft uma pontuação de 75 em várias categorias de cultura no Comparably, um site que agrega classificações de funcionários de várias empresas. A Microsoft está entre as 15% maiores empresas dos EUA com mais de 10.000 funcionários por suas pontuações de gênero e diversidade. Quando questionados se acreditam que são pagos de forma justa, 74% das mulheres disseram que sim e 69% dos funcionários em grupos sub-representados disseram o mesmo.

Google

O Google enfrentou uma reação negativa em maio, quando a NBC publicou uma história alegando que a empresa reduziu e encerrou os programas populares de diversidade. Mas, na esteira do movimento BLM, o CEO do Google, Sundar Pichai, divulgou uma declaração de apoio à comunidade negra e reconheceu o racismo estrutural e sistêmico que os negros enfrentam. Pichai anunciou as medidas que o Google planeja tomar para “construir um patrimônio sustentável para a comunidade Black+ do Google”, criando “mudanças significativas” dentro da empresa.

Entre as medidas anunciadas, primeiramente, o Google se compromete a melhorar a representação Black+ em níveis seniores e se comprometeu a aumentar a representação de grupos sub-representados em 30% até 2025. Pichai também criou uma força-tarefa para identificar os desafios de contratação, retenção e promoção em todos os níveis para grupos sub-representados e como melhorar o processo para diversos candidatos e funcionários. A empresa também planeja identificar políticas corporativas que tenham preconceito implícito e está estabelecendo uma série de programas educacionais antirracismo que terão escala global, bem como treinamento de gestão obrigatório para diversidade, equidade e inclusão. Finalmente, Pichai anunciou mais benefícios de suporte à saúde mental e física para os trabalhadores BIPOC.

Diversos funcionários deram ao Google uma pontuação geral de 78 em todas as categorias de cultura em Comparably, o que coloca a empresa entre os 10% melhores das grandes organizações. Diversos funcionários do Google deram à empresa uma nota A, classificando vantagens e benefícios, felicidade e compensação como as categorias mais altas. As mulheres do Google deram à empresa uma nota A+. Cerca de 82% das mulheres no Google acham que são pagas de maneira justa, enquanto 80% dos funcionários de grupos minoritários dizem o mesmo.

Facebook

O Facebook há muito é criticado por sua falta de diversidade – entre 2013 e 2018, o Facebook falhou em grande parte em aumentar a diversidade de grupos sub-representados em sua força de trabalho nos EUA, apesar de expandir a base de funcionários em seis vezes, de acordo com análise do USA Today.

Apenas 4% da força de trabalho atual da empresa é negra e apenas 6,3% é hispânica. Entre a liderança sênior, 3,4% são negros, enquanto 4,3% são hispânicos. Mulheres negras e hispânicas representam menos de 1% dos executivos do Facebook. Esses números aumentaram em relação ao ano passado, mas estão se movendo lentamente em comparação com outras empresas de tecnologia. O Facebook também está enfrentando reação de auditores de direitos civis, que sugerem que a plataforma do Facebook prejudica mais os direitos civis do que ajuda.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, expressou apoio ao movimento BLM, declarando seu compromisso de revisar as políticas do site para ver se o Facebook deveria alterar as políticas relacionadas a postagens que envolvam discurso de ódio, ameaças de violência e repressão eleitoral. Em comparação com outras empresas nesta lista, os compromissos de Zuckerberg parecem mais promessas vagas de garantir que haja mais “vozes à mesa”, para reavaliar políticas, analisar estruturas internas e criar mais produtos e serviços para promover a justiça racial, mas não fornece as etapas de como ou quando a empresa planeja atingir esses objetivos.

Apesar de um compromisso questionável, os funcionários classificam a empresa relativamente bem para diversidade. Diversos funcionários deram à empresa uma pontuação de 78 em várias categorias de cultura no Comparably, colocando o Facebook entre os 10% melhores das grandes empresas por sua pontuação de diversidade. As mulheres no Facebook deram à empresa um A+. Diversos funcionários do Facebook deram à empresa um A, classificando a felicidade, as vantagens e os benefícios e a remuneração mais alta.

Apple

A Apple diz que nos últimos cinco anos “continuou a contratar mais mulheres e minorias sub-representadas todos os anos”, citando que 53% das novas contratações são de “grupos historicamente sub-representados em tecnologia”. A representação de minorias sub-representadas aumentou de 21% em 2014 para 31% em 2018. A Apple também oferece Diversity Network Associations, que são grupos liderados por funcionários concebidos para “promover uma cultura de pertencimento através da educação, programas de liderança e networking”. Mais de 25.000 funcionários participam de grupos como Black@Apple, Accessbility@Apple, Women@Apple e mais, incluindo grupos religiosos.

A página do site da Apple com foco na diversidade se concentra mais no progresso da empresa nos últimos cinco anos, deixando os planos para o futuro de D&I na Apple um tanto vagos. A Apple diz que está “comprometida em fazer mais” e estende isso para “contratar talentos mais diversos para empregos em todos os níveis, […] para aumentar a representação na liderança em toda a empresa”. Em um memorando, o CEO Tim Cook expressou apoio ao BLM e anunciou um compromisso renovado de fazer mais para apoiar as comunidades e funcionários do BIPOC.

Diversos funcionários deram à Apple uma pontuação de 73, o que a coloca entre as 20% maiores empresas dos EUA com 10.000 ou mais funcionários. Dos entrevistados, 62% das mulheres sentiram que eram pagas de forma justa, enquanto 64% dos homens e 64% de funcionários diversos disseram o mesmo. Diversos funcionários deram à Apple uma nota geral B+, a classificação mais alta para a classificação de CEO, vantagens e benefícios e cultura de equipe. As mulheres da Apple deram à empresa uma nota B, a mais alta classificação em vantagens e benefícios, classificação de CEO e cultura de equipe.

Amazon

Em sua página de diversidade, a Amazon enfatiza que está classificada no Índice de Igualdade Corporativa da Campanha de Direitos Humanos e recebeu reconhecimento do Índice de Equidade, Inclusão e Empoderamento da NAACP, mas a empresa oferece apenas exemplos vagos de como capacita diversas vozes na organização. De acordo com os dados limitados da força de trabalho da empresa, quase 50% dos gerentes nos escritórios da Amazon dos EUA são brancos, enquanto 20% são asiáticos, 8% são negros ou afro-americanos e 8% são hispânicos ou latinos. O CEO Jeff Bezos expressou seu apoio ao BLM, mas ativistas sugerem que seu apoio é suspeito quando a empresa tem “laços profundos com o policiamento”, de acordo com o The Guardian.

No entanto, para funcionários da Amazon, a empresa oferece 12 “grupos de afinidade”, que são grupos de recursos de funcionários para reunir colaboradores da Amazon em unidades de negócios e locais em todo o mundo. Os grupos incluem Black Employee Network (BEN), Amazon Women in Engineering (AWE), Asians@Amazon, Latinos@Amazon, Indigenous@Amazon e mais. A Amazon também destaca sua colaboração com programas que “oferecem suporte a comunidades sub-representadas em tecnologia, fornecendo acesso a créditos e módulos de aprendizagem da AWS”. A Amazon leva o crédito pelo fato de que sua plataforma de e-commerce criou oportunidade a pequenas e médias empresas de pessoas do BIPOC, e o Kindle Direct Publishing (KDP) permitiu que diversas vozes se auto-publicassem. Mas é difícil ver como qualquer uma dessas plataformas foi projetada especificamente para capacitar diversos empresários ou vozes.

Diversos funcionários na Amazon deram à empresa uma pontuação de 73 em todas as categorias de cultura, o que coloca a Amazon entre as 20% maiores empresas nos EUA, com 10.000 ou mais funcionários para pontuações de diversidade. Na Amazon, 74% das mulheres acham que são pagas de maneira justa, enquanto 76% dos funcionários diversos dizem o mesmo. As mulheres na Amazon deram à empresa uma nota geral A-. Diversos funcionários na Amazon deram à empresa uma pontuação geral de B+, cultura da equipe de classificação, perspectiva futura e classificação do CEO como as categorias de classificação mais altas.

Slack

A Slack é a menor empresa desta lista – caindo na categoria de empresas com 500 a 1.000 funcionários. O Slack não é tão grande quanto o Google ou a Microsoft, mas a empresa se destaca pela forma como abordou publicamente D&I. A transparência está na vanguarda da estratégia de D&I da Slack, e a empresa não retém os dados do local de trabalho que divulga, usando esses dados para refletir sobre como precisa melhorar. Por exemplo, a empresa contratou 624 novos funcionários em 2019, mas diz que viu apenas “aumentos incrementais para mulheres em cargos de liderança (nível de diretoria ou superior) e minorias sub-representadas em cargos técnicos e de liderança nos EUA”, juntamente com uma diminuição de gerentes mulheres em funções técnicas e uma diminuição de minorias sub-representadas e gerentes LGBTQI+ nos EUA. Slack vê isso como uma tendência que está “levando muito a sério e ativamente abordando”.

Os funcionários do BIPOC na Slack representam 14,5% da organização técnica dos Estados Unidos; 12% dos gerentes e 9,2% da equipe de liderança são funcionários BIPOC. Ao contrário de outras empresas de tecnologia que tendem a agrupar estatísticas, geralmente incluindo BIPOC, mulheres e trabalhadores LGBTQI + na mesma categoria, o Slack divide a diversidade em todos os níveis e torna as estatísticas fáceis de entender.

A empresa diz que prefere uma “abordagem holística para construir uma empresa e cultura inclusivas e diversificadas”, expandindo os esforços de recrutamento, treinando gerentes para construir confiança e “gerenciar de forma inclusiva” e fornecendo oportunidades de desenvolvimento de carreira e orientação aos funcionários. A Slack também tem parceria com a Year Up, que conecta jovens mal atendidos a oportunidades de carreira. Até o momento, o Slack contratou mais de 87% de seus estagiários do Year Up para cargos de tempo integral. Também lançou o Slack for Good, que é uma iniciativa diretamente voltada para aumentar o número de indivíduos sub-representados na indústria de tecnologia e comprometida com a criação de “iniciativas concretas que promovam nossa crença de que os benefícios obtidos com a tecnologia podem e devem ser mais ampla e democraticamente distribuídos”.

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