Como as foodtechs têm revolucionado toda a cadeia produtiva dos alimentos

Setor movimentará R$ 980 bilhões até 2022. Tema será discutido durante o IT Forum X

Author Photo
6:06 pm - 15 de outubro de 2019

A indústria de alimentos tem passado por grandes transformações, impulsionadas principalmente pela chegada da Indústria 4.0 e pelas mudanças no comportamento do consumidor. Hoje, as pessoas estão optando por alimentos mais saudáveis, dando preferência para empresas que se preocupam com o meio ambiente e buscando serviços ágeis e personalizados.

Com novas tecnologias e inovações em toda a cadeia produtiva, o setor está buscando atender as necessidades do novo consumidor. Nesse cenário, as foodtechs têm se destacado de forma importante no mercado, seja no desenvolvimento de novos alimentos, no preparo ou entrega.

De acordo com o The Food Tech Matters, a expectativa é de que as foodtechs atinjam um valor global de, aproximadamente, R$ 980 bilhões até 2022. No Brasil, o investimento nessas startups ainda está crescendo, mas já é possível observar a tendência. Hoje, o País conta com mais de 330 foodtechs, da produção à entrega de alimentos.

Um levantamento realizado pelo Liga Insights mostrou que, no Brasil, as principais foodtechs são do segmento de Tecnologias para Produção e Promoção do Varejo (16%). Já Novos Alimentos e Bebidas representam, 13%, Logística e Entrega e Gestão do Varejo, 8% e Alimentação em casa e no Trabalho, 6%. Outras áreas de atuação de foodtechs no País são de Marketplaces de Alimentos e Delivery e Farm-to-table (5%), Marketplaces para a Produção e Qualidade e Monitoramento (4%), Serviços em Bebidas, Informação e Orientação (3%), Shoppers (2%), Reaproveitamento de Resíduos e Descartes (2%), Marketplace B2B (2%) e Novos Canais de Vendas (1%).

Pensando em esclarecer as principais tendências, potenciais e barreiras do setor, especialistas abordarão o tema durante o painel “O futuro da comida e as foodtechs”, que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Rodrigo Iafelice dos Santos, Solinftec

Cidadão brasileiro e português, possui mais de 22 anos de experiência internacional nos setores de agronegócios e alimentos. Atuou como Top Manager em players de classe mundial, além de ter iniciado e criado com parceiros uma empresa multinacional, IPOed em Luxemburgo e no Brasil em 2007. O executivo conduziu negócios em mais de 50 países, viveu na Europa por sete anos e na Argentina por três anos, onde foi CEO de uma empresa de agronegócio responsável também por operações no Uruguai, Paraguai e Bolívia. Santos é formado em Finanças Corporativas pela London Business School, possui mestrado em Negócios Internacionais pela Haute École de Commerce, de Paris, França, e hoje é CEO da Solinftec.

Giuliano Bittencourt, Be green

Giuliano Bittencourt é CEO da Be green. Formado em Administração Pública e com MBA em Administração de Empresas, o executivo trabalhou na criação de projetos inovadores, reestruturação organizacional, estratégia, startups e na reformulação de modelos de negócios.

Amanda Pinto, N.ovo

Amanda Pinto é Head de Inovação e Marketing do Grupo Mantiqueira, graduada em Administração pela PUC-Rio e pós-graduada em Marketing pela UC Berkeley (Califórnia). Começou a pesquisar mais sobre o mercado plant based após participar do Global Summit da Singularity University em 2017 e, desde então, vem se dedicando ao desenvolvimento desse mercado.

O painel será mediado por Renata Zanuto, Head de Ecossistema e Startups do CUBO. Com mais de 10 anos de mercado e atuação na IBM, onde liderou a área de Developer Ecosystem & Startups, desde 2017 a executiva faz parte do time do Cubo Itaú, à frente das conexões com as startups. Hoje, é co-gestora do hub e é responsável pelo relacionamento com startups residentes e do ecossistema para gerar valor e negócios ao mercado. É formada em Administração de Empresas pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com especialização em Gerenciamento Estratégico & Marketing pela University of LA Verne (EUA) e Pós-graduada em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.