Como aprender a programar?

Programar é criar. Pensar em coisas que nunca existiram, planejar novas soluções para os problemas. Saiba como e onde começar

Author Photo
1:19 pm - 07 de setembro de 2018

O mercado precisa de programadores. O setor está aquecido e o futuro que se desenha é pela busca de pessoas que saibam codificar. Segundo a consultoria IDC, o Brasil já é o 4º maior centro de TI do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Esse é o segmento brasileiro que mais cresce. Contudo, de acordo com dados da empresa de executive search Korn Ferry existem cerca de 250 mil vagas abertas para profissionais de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, com dificuldade para serem preenchidas. Em 2020, o cenário será ainda mais crítico, com 750 mil vagas a serem preenchidas.

Informações da Mastertech, escola que capacita talentos para o futuro, dão conta de que os cargos que apresentam a maior demanda são: Analista de Sistemas, de Programação, de Suporte Técnico, de Processos, Técnico de Telecomunicações, Analista de Rede, Gerente de Projetos, Administrador de Redes, Webmaster e Técnico de Hardware. E não é preciso de muito para conseguir atuar em diversos deles.

O que é programação?

Programar é criar. Pensar em coisas que nunca existiram, planejar novas soluções para os problemas, organizar informações e estar constantemente aprendendo coisas novas. Isso tudo feito por meio de códigos.

Ao escrever um programa, você escreve um código, linhas e linhas de instruções que falam a linguagem do seu computador para que ele entenda o que você quer fazer. Entender de programação é compreender essa mesma linguagem e saber as melhores formas de trabalhar com ela em cada situação.

Desenvolver um software se trata de utilizar a linguagem certa para cada ambiente. A gama de ambientes vai desde smartphones (iOS, Android, Windows Phone), até desktops (Windows, Linux, MAC OS), web, SmartTVs, carros, equipamentos de telecomunicação e satélites. Cada linguagem atende um ou mais ambientes, e o programador sabe qual é a adequada para eles.

Por onde começar a programar?

O primeiro passo é conhecer os termos, aconselha a Mastertech. “Tudo aquilo que não entendemos nos causa a impressão de que é muito mais difícil do que a realidade. Para compreender os termos de programação, um conhecimento intermediário de inglês é importante, mas nada que não possa ser superado com um pouco de prática”, ensina a Mastertech.

Depois de ficar por dentro do que é código-fonte, código-objeto, compilação, linkeditor e outros termos básicos, é hora de partir para as linguagens de programação. Você fala português no Brasil, mas se for visitar a Alemanha, de nada irá adiantar seu português, certo? Com o código é parecido.

Cada linguagem é utilizada para um ambiente, e o conhecimento de uma facilita em muito o entendimento da outra. As bases são HTML, CSS e Javascript, e a partir delas é só adentrar um universo de infinitas outras possibilidades.

Como programar?

Existem muitas maneiras de aprender a programar. É possível tentar sozinho por meio tutoriais on-line, fazer uma graduação, participar de cursos presenciais ou online. Mas se sua vontade é aprender rápido, de maneira eficiente e sem gastar muito, a recomendação da Mastertech é um bootcamp.

Muito mais rápido do que o ensino tradicional, os bootcamps são programas de ensino imersivos que focam nas habilidades mais relevantes para atuar no mercado, com alto impacto e grandes transformações.

Dá pra mudar de carreira, entrar no mercado de trabalho mais rápido, ter um aprendizado extra na manga ou só se divertir praticando algo novo.

*Com informações da Mastertech

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.