Como a Wikipédia combate fake news sobre a pandemia

Enciclopédia colaborativa tem reforçado papel de comunidade e editores para informar de forma ágil e evitar desinformação

Author Photo
9:29 am - 19 de agosto de 2020
Wikipédia fake news MONTREAL, CANADA - FEBRUARY, 2016: Wikipedia homepage on the computer screen under magnifying glass. Wikipedia is a free Internet encyclopedia.

Criar uma enciclopédia colaborativa é um verdadeiro desafio. Quando falamos de uma ferramenta como a Wikipédia que registra em tempo real uma pandemia, lutar contra uma série de fake news faz com que as dificuldades sejam ainda maiores.

Até o final de julho, a Wikipédia já havia criado mais de 5 mil artigos, em 175 línguas diferentes relacionados ao novo coronavírus e as consequências da pandemia. Assim, esse trabalho só foi possível graças ao auxílio de mais de 67 mil editores.

Para garantir que artigos sensíveis não tragam notícias falsas ou fontes duvidosas, a equipe os restringe para alguns usuários de confiança. Esse time é verificado pelos próprios voluntários. Outro papel bastante importante fica com os editores, que produzem e editam efetivamente determinadas páginas. Além disso, são essas pessoas que organizam a comunidade e os tópicos que são sensíveis para várias páginas no WikiProject.

Para evitar a presença de fake news na Wikipédia, em especial, em relação aos tópicos ligados à pandemia, a comunidade da enciclopédia se mantém de olho. O artigo principal sobre covid-19 em inglês, por exemplo, foi editado 22 mil vezes, por 4 mil editores diferentes.

Podcast Entre Tech: Como lidar com o burnout dos profissionais de TI durante a pandemia?

Nesse caso, a velocidade e precisão das informações pode ajudar a salvar vidas, por isso a enciclopédia colaborativa criou até mesmo uma página específica para notar casos de desinformação ligadas ao covid-19.

Para evitar a propagação de notícias falsas, como acontece em redes sociais, a Wikipédia mantém monitoramento constante e retiram informações do ar com mais agilidade. Por outro lado, fontes desacreditadas não são autorizadas nos artigos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.