Como a TecBan aplica tecnologia para fomentar o mercado financeiro

Vencedor do 'As 100 mais inovadoras’ em Serviços Financeiros, Robert Baumgartner Jr. fala sobre as estratégias da TecBan que tornam a TI protagonista

Author Photo
10:24 am - 29 de setembro de 2020

Há mais de dez anos na TecBan, Robert Baumgartner Jr. explicou durante a entrevista para o IT Forum 365 que um dos motivos da sua permanência na empresa é a possibilidade de atuar em projetos de diferentes áreas dentro da companhia, como as iniciativas que deram à companhia o prêmio ‘100 mais inovadoras no uso de TI’ na categoria Serviços Financeiros, e o 16º lugar no ranking geral.

Chamado Inclusão de fintechs no sistema financeiro brasileiro – HubDigital + Saque Digital, o projeto compreende duas soluções desenvolvidas pela empresa: uma plataforma capaz de conectar instituições financeiras ao sistema do Banco24Horas e um novo processo de saque sem contato com as máquinas de autoatendimento, que utiliza o smartphone para otimizar a experiência.

Ambos os projetos eram estratégicos para a TecBan por aumentar o alcance de uso dos seus terminais de pagamento, com foco especial para clientes das classes C,D e E, cuja frequência de uso das ATMs é 20% maior do que a de outros públicos.

Complexo de desenvolver, mas simples de usar

Baumgartner explica que o principal desafio para a sua equipe para o Hub Digital (que contou com cerca de 30 executivos trabalhando diretamente nesse projeto) foi fazer com que todo o sistema desenvolvido para essa solução, baseado na nuvem, conversasse com os sistemas legados da TecBan.

“A gente criou uma camada de integração dessa plataforma que roda em nuvem com nossos sistemas legados”, explica o CIO. “Hoje a gente tem uma arquitetura que é muito modular. Estamos com todo o sistema rodando na nuvem, mas caso aconteça qualquer problema conseguimos transportá-lo para os nossos datacenters.”

Leia o case completo no IT Forum 365.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.