Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Como a maturidade de dados pode ajudar sua empresa a crescer

Outro lado da moeda, no entanto, é que poucas empresas podem, realmente, afirmar que são data-driven

Paulo Padrão*
11:07 am - 21 de julho de 2020
Adobe Stock

Quem trabalha com administração de empresas, especialmente em áreas ligadas à tecnologia, certamente já ouviu que os dados são o novo petróleo. De fato, motivos não faltam para essa comparação. Ambos, por exemplo, são indispensáveis para movimentar a indústria e exigem alto grau de conhecimento em sua extração, armazenamento e uso.

A semelhança entre dados e petróleo, claro, é apenas uma metáfora. Mas ilustra bem a importância que a estratégia de inteligência de dados tem para as companhias. Não basta possuir dados; é também necessário saber gerenciá-los para que os registros em estado bruto se tornem algo de valor.

É nesse contexto que a Maturidade de Dados, ou maturidade digital, tem se consolidado como um componente-chave para o resultado das operações. Segundo levantamentos mundiais, as empresas com estratégias de inteligência de dados mais maduras têm, em média, lucro até 20% maior do que suas concorrentes – e uma redução de custos de até 30%. Durante a pandemia do coronavírus isso ficou evidente, com companhias que sabem usar as informações digitais ganhando destaque diante de consumidores.

O outro lado da moeda, no entanto, é que poucas empresas podem, realmente, afirmar que estão prontas e que contam com um modelo maduro o suficiente para extrair o valor real dos dados. Estudos de mercado mostram que apenas 2% das empresas brasileiras poderiam ser consideradas data-driven, ou seja, com operações verdadeiramente orientadas por dados.

Evidentemente, o caminho para se alcançar o mais alto nível de Maturidade de Dados é longo e complexo. Essa trilha exige que a companhia empreenda uma jornada de transformação cultural, integrando e aprimorando aos poucos cada departamento ou sistema. Basicamente, se você não está impactando a cultura da organização, não está transformando os negócios.

Uma dica a se considerar é acompanhar o que os líderes de dados estão fazendo no mercado – sobretudo em sua área. Ao observar empresas de segmentos semelhantes, é possível ter bons exemplos sobre como essas organizações estão lidando com ambientes tecnológicos diversos, quais são os cases do setor, os desafios enfrentados e muito mais.

Outro ponto importante é contar com parcerias de credibilidade. Busque fornecedores e especialistas que possam agregar valor à jornada de transformação e amadurecimento para o uso de dados em sua organização e, evidentemente, que possuam reconhecimento de mercado nesse sentido. Invista em tecnologia, adotando não apenas os recursos mais modernos, e sim os adequados para suas demandas.

Para um plano verdadeiramente eficiente e maduro, os responsáveis pela área de dados devem conhecer as características da companhia, as lacunas da operação, as necessidades prioritárias e, ainda, saber como alcançar mais engajamento dos colaboradores nesse processo. Uma opção interessante para atenuar essas dificuldades é começar as implementações e projetos sempre em uma única área. Somente depois que esse setor estiver treinado em suas análises e aprendizados, ramifique e dissemine as melhores práticas para outros departamentos.

É preciso que a estratégia adotada tenha o suporte e o apoio das lideranças executivas e de negócios. O patrocínio deve vir do topo. Se os dados são um dos principais ativos da sua organização, a direção também deve valorizar o trabalho feito com eles.

Ter essa base é fundamental para desenvolver uma estratégia sólida e efetiva para o uso inteligente dos dados digitais. Ao compor esse cenário, com a infraestrutura técnica e especializada, os líderes podem, enfim, se debruçar sobre as necessidades reais do dia a dia. Isso é essencial, pois um dos grandes desafios para se criar uma estrutura de inteligência bem-sucedida é justamente a capacidade de identificar os problemas para a utilização dos registros dentro da companhia.

A pandemia do coronavírus nos mostrou que as coisas podem acontecer de forma imprevisível, nos obrigando a tomar decisões rápidas. Ao investir em um plano de inteligência de dados amplo, contínuo e baseado em confiabilidade, as empresas podem contar com informações assertivas para orientar essas decisões. Quem souber compreender a real importância dos dados estará à frente de seus concorrentes e pronto para enfrentar todo tipo de desafio – por mais surpreendente que possa parecer.

*Paulo Padrão é Vice-Presidente Sênior & General Manager LATAM da ASG Technologies

Tags:
ciência de dados
Data Analytics
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados