Como a computação em nuvem impacta a evolução da tecnologia

Progressão para a nuvem permitiu a experimentação, serviços mais maduros e uma força de trabalho distribuída

Author Photo
6:02 pm - 01 de outubro de 2021

A nuvem já existe de uma forma ou de outra há cerca de 20 anos. Embora pareça muito diferente do que era nos dias em que era dominada pelo software as a service, ou ainda pela ascensão da plataforma como serviço e da infraestrutura como serviço, tornando o conceito da nuvem muito mais poderoso e útil para as empresas.

A evolução da tecnologia em nuvem está afetando todas as tecnologias. A era do PC nos levou ao client/server. O crescimento da computação distribuída nos trouxe uma arquitetura orientada a serviços. O que a ascensão da nuvem nos trouxe?

Um conselho que ofereço para aqueles que estão migrando para a nuvem pública é que, embora a maneira como consumimos tecnologia mude (pela Internet aberta em vez de nossa rede corporativa), os padrões de tecnologia permanecem os mesmos. Armazenamento é armazenamento, não importa se está a 10 quilômetros de distância ou 2.400 quilômetros. O mesmo vale para computação, bancos de dados e até mesmo segurança especializada e processos operacionais.

Mas como a nuvem pública mudou a forma como a tecnologia está evoluindo? Vamos explorar algumas das maneiras.

A aquisição mais rápida levou a uma abordagem de experimentação. Anos atrás, os ciclos de aquisição de hardware e software levavam meses – talvez seja o mesmo hoje, dependendo de para quem você trabalha. Com nuvens públicas, agora podemos “brincar” com a tecnologia para determinar se uma solução oferece valor verdadeiro ou não.

Não importa se é inteligência artificial, um sistema de contabilidade, análise de dados ou outro sistema muito caro, agora temos a capacidade de experimentá-los de forma barata, passando por soluções que não funcionam para encontrar uma que funcione. Tente fazer isso com hardware e software tradicionais e você descobrirá que vai quebrar o orçamento rapidamente.

A maioria dos serviços baseados em nuvem amadurece mais rápido. As pessoas encarregadas da evolução dos serviços de nuvem pública, como armazenamento, computação, bancos de dados, etc., descobriram que o ritmo da evolução tecnológica se acelerou, às vezes dez vezes. Isso se deve à velocidade do feedback dos usuários de serviços de nuvem e à capacidade dos provedores de nuvem de usar processos de desenvolvimento ágil e devops para corrigir problemas ou adicionar funcionalidades que os usuários podem estar procurando. Além disso, os novos recursos ou correções estão disponíveis imediatamente.

Já se foram os dias de números de versão em que você tinha que esperar meses ou anos para obter as correções e funcionalidades de que precisava. A nuvem mudou as expectativas de como a tecnologia amadurece.

A força de trabalho distribuída agora é comum. A pandemia mudou a forma como consumimos tecnologia. A maioria de nós costumava aproveitar a tecnologia corporativa de dentro do firewall corporativo, mas o rápido aumento do trabalhador remoto fez com que as empresas entendessem o poder distribuído da computação em nuvem.

Conforme os funcionários eram mandados para casa com laptops, as empresas descobriram que as nuvens públicas suportavam uma força de trabalho distribuída naturalmente. As nuvens públicas são criadas para atender a todos os tipos de dispositivos e humanos que consomem serviços em nuvem de qualquer lugar e em qualquer tipo de dispositivo. Segurança, governança e operações são criadas especificamente para uma força de trabalho distribuída.

A jornada apenas começou, e suspeito que os efeitos da computação em nuvem na maior parte da tecnologia serão ainda mais profundos do que pensamos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.