Como a Apple está melhorando o gerenciamento de dispositivos Mac no macOS 13

Empresas que usam soluções de MDM para gerenciar Macs podem esperar melhorias no gerenciamento de atualizações com o macOS 13

Author Photo
12:40 pm - 01 de setembro de 2022
Apple macOS Ventura

As empresas que usam provedores de soluções de MDM para gerenciar seus Macs verão uma variedade de novas ferramentas úteis de gerenciamento de atualização de software neste outono, quando o macOS 13 Ventura for lançado ainda este ano.

Aqui está um pouco do que está por vir.

Melhores ferramentas de gestão

As novas ferramentas atendem a muitas das necessidades que surgiram com a mudança para o trabalho remoto nos últimos dois anos. Um dos maiores deles tem sido o desafio de garantir que toda a sua frota de dispositivos esteja atualizada e proteger contra dispositivos usados fora do seu sistema MDM.

Os aprimoramentos significam que a TI pode gerenciar e implantar atualizações de software em dispositivos Apple remotamente, em vez de depender dos usuários finais para instalá-los.

Ele também coloca seu suporte técnico no controle, já que muitos usuários de negócios gostam de testar versões pontuais do software do sistema para garantir que o código esteja em conformidade com a política. Embora isso geralmente aconteça, estar em posição de gerenciar o processo de atualização de software ajuda as empresas para as quais isso é importante a manter o controle.

O que há de novo no MDM?

A Apple introduziu vários novos recursos que os provedores de MDM poderão disponibilizar por meio de seus sistemas quando o macOS 13 for lançado. Estes incluem ferramentas para:

Definir prioridade.
Iniciar atualizações de software quando um dispositivo estiver em suspensão.
Melhorar a geração de relatórios do status do sistema.

Veja mais informações referentes a cada uma dessas ferramentas:

Prioridade de atualização

Isso permite que os administradores de TI atribuam uma nova chave de prioridade, que é enviada com o comando ScheduleOSUpdate. Você usa isso para atribuir prioridade alta ou baixa para atualizações. Em uso, a alta prioridade é vista como efetivamente o equivalente a um usuário solicitando a atualização em Configurações. Os administradores poderão dizer à frota de dispositivos da sua empresa para atualizar seus softwares remotamente, e todos farão isso assim que se conectarem à energia.

Iniciar atualizações de software

Os administradores de TI tiveram um problema: quando tentaram atualizar remotamente os dispositivos em estado de suspensão, não conseguiram; o comando foi rejeitado e uma mensagem “não agora” foi retornada. Isso é frustrante, pois um administrador deve reenviar a instrução de atualização em um momento diferente ou entrar em contato diretamente com o usuário para solicitar que ele atualize seus dispositivos. Não é o fim do mundo, é claro, mas é demorado.

O que mudou no MacOS 13 é que um Mac responderá ao comando – mesmo quando estiver dormindo ou no modo PowerNap. Depois de receber esse comando, ele instalará a atualização posteriormente quando conectado à energia. Se você diminuir o zoom e considerar todas as muitas dezenas de milhares de Macs agora gerenciados por sistemas MDM, o tempo e a eficiência liberados por esse aprimoramento são significativos.

Ferramentas de relatórios aprimoradas

A Apple também introduziu melhores ferramentas de relatórios no macOS. Eles fornecem à TI informações no nível do console sobre itens importantes, como o status das atualizações de software, a frequência com que os usuários adiaram a atualização de seus sistemas, quando a próxima tentativa de instalação está agendada e uma lista das datas e horários exatos em que as notificações de atualização foram publicadas anteriormente a um usuário.

Apple continua a considerar tecnologia empresarial

Há várias mudanças adicionais no gerenciamento de Macs remotos, incluindo um novo recurso de registro automatizado de dispositivos que significa que os Macs devem fazer check-in com a solução MDM para receber suas instruções de configuração inicial.

Já foi possível contornar isso. Mas a Apple reforçou seu sistema para que, quando um Mac registrado for conectado pela primeira vez a uma rede, ele seja reconhecido como propriedade da organização que o registrou.

A Apple também melhorou o Migration Assistant para proteger melhor os endpoints. O Migration Assistant facilita a movimentação entre Macs, levando automaticamente dados de usuários, aplicativos e configurações de dispositivos de um computador para outro. No entanto, a partir do macOS 13, os Macs registrados em uma solução MDM não transferirão as configurações do sistema, rede ou impressora usando o Migration Assistant. Isso ajuda a garantir que cada novo Mac seja registrado corretamente no sistema MDM e que todas as configurações de sistema, rede ou impressora sejam compatíveis.

Esses aprimoramentos se juntam a uma série de melhorias adicionais que a Apple fez e continua a fazer à medida que trabalha para atender às necessidades em evolução de seus clientes corporativos. Isso inclui ferramentas como Rapid Security Response para forçar a instalação de patches de segurança vitais, Managed Device Attestation, aprimoramentos úteis no Apple Business Essentials, USB Restricted Mode, aprimoramentos no login único, substituição de senha e muitos outros aprimoramentos.

A empresa também chegou recentemente a um acordo com a T-Mobile sob o qual a operadora pode oferecer Business Essentials para pequenas e médias empresas dos Estados Unidos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.