Comissão Europeia reconhece que não será fácil alcançar a meta de se tornar potência em chips

A Presidente do bloco disse a deputados que em breve deve apresentar uma nova Lei Europeia de Chips

Author Photo
9:30 am - 20 de setembro de 2021
união europeia bandeira regulações

A Comissão Europeia pretende reduzir a dependência que possui do mercado externo para manter a cadeia de suprimentos de fabricantes de chips. Para isso, o bloco pretende apresentar, em breve, o planejamento do European Chips Act. No detalhamento do plano, Ursula von der Leyen, presidente da CE, disse que esta é uma “questão de soberania tecnológica”.

“O objetivo é criar em conjunto um ecossistema de chips europeu de última geração, incluindo a produção”, disse von der Leyen a deputados, nesta quarta-feira (15). “Isso garante nossa segurança de abastecimento e desenvolverá novos mercados para a tecnologia europeia inovadora”.

Em seu discurso, von der Leyen ressaltou que as linhas de produção já estão em ritmo reduzido por causa da escassez de semicondutores e que “não existe digital sem chips”.

“Mas, embora a demanda global tenha explodido, a participação da Europa em toda a cadeia de valor, do design à capacidade de fabricação, diminuiu. Dependemos de chips de última geração fabricados na Ásia”, disse. “Então não é só uma questão de competitividade. Isso também é uma questão de soberania tecnológica. Então, vamos colocar todo o nosso foco nisso”.

Em março, a CE revelou seu plano Digital Compass para tornar a UE digitalmente soberana até 2030, aumentando sua participação no fornecimento mundial de semicondutores de 9%, hoje, para 20%, segundo informações do site ZDNet.

“Sim, esta é uma tarefa difícil. E eu sei que alguns afirmam que isso não pode ser feito”, disse ela. “Mas eles disseram a mesma coisa sobre Galileu 20 anos atrás. E veja o que aconteceu. Nós temos nosso ato juntos. Hoje, os satélites europeus fornecem o sistema de navegação para mais de 2 bilhões de smartphones em todo o mundo. Somos líderes mundiais. Então, vamos ser ousados ​​novamente, desta vez com semicondutores”, disse von der Leyen aos deputados.

Para isso, a Presidente da CE afirmou que em breve será apresentada uma nova Lei Europeia de Chips. “Precisamos conectar nossas capacidades de pesquisa, design e teste de classe mundial. Precisamos coordenar o investimento da UE e nacional ao longo da cadeia de valor”, completou.

O plano europeu segue os passos dos Estados Unidos que, em junho, viu o Senado aprovar um projeto de lei que desbloquearia US$ 52 bilhões para aumentar a produção nacional de semicondutores – o investimento faz parte de um pacote maior, de US$ 250 bilhões, da lei de Inovação e Competência dos Estados Unidos. A iniciativa ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados do país.

Com informações de ZDNet.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.