Comercial Mariano otimiza processos com migração para nuvem pela Senior
Com mudança para cloud, companhia conseguiu economizar tempo e realocar profissionais de TI para novos projetos
O grupo Comercial Mariano, que trabalha há quase 30 anos na distribuição de lubrificantes e filtros para linha automotiva, agrícola e industrial, iniciou em novembro de 2018 a migração para o ambiente na nuvem AWS (Amazon Web Services) da Senior.
Segundo a Comercial Mariano, a iniciativa de migrar para a cloud partiu de uma necessidade de disponibilizar um ambiente mais acessível para toda a equipe, com maior agilidade nas atualizações e processos, oferecendo uma dinâmica de trabalho ainda mais segura, moderna e prática.
Em pouco mais de três meses de migração, a mudança para a computação em nuvem realizado em parceria com a Senior já trouxe alguns benefícios para a Comercial Mariano, com destaque para uma maior agilidade dos processos.
“Recentemente tivemos a atualização do nosso sistema ERP para Gestão de Pessoas. Em um ambiente local, uma atualização levava algo próximo a 12 horas para ser concluída. Com o sistema em nuvem a nossa atualização aconteceu em apenas três horas”, explica o Gerente de TI da Comercial Mariano, Eduardo Angelis.
De acordo com o executivo, essa economia de tempo permitiu que os profissionais da equipe de tecnologia da companhia pudessem ser alocados para trabalhar em novos projetos e inovações.
Além disso, o tempo para integrar novos equipamentos adquiridos aos sistemas operacionais da empresa também foi melhorado com a implementação do AWS da Senior.
“Nossa expectativa para que tudo entrasse na rotina era de pelo menos de 30 dias, hoje com 2 ou 3 dias já conseguimos subir um novo equipamento em nuvem e estar com ele praticamente disponível para uso”, afirma Angelis.
Planejamento
De acordo com o Gerente de TI, a Comercial Mariano e a Senior trabalharam com muitos testes e analisaram diferentes cenários antes de iniciar realmente a migração. “Foram analisados vários cenários até chegarmos a um que atendesse os requisitos de arquitetura e custos”, diz.
“Foi um trabalho bastante desafiador, então o conhecimento e a experiência do nosso time foram fundamentais para entender o cenário e discutir as opções com o cliente para ser o mais assertivo possível, algo que atingimos de fato”, conta o Coordenador de Suportes TI na Senior, Emerson Dorow.