Começou o IT Forum Trancoso!

Executivos das principais empresas criadoras e consumidoras de TI do Brasil estarão na Bahia para muito conteúdo, relacionamento e negócios

Author Photo
10:53 am - 18 de abril de 2022

Finalmente chegou! O IT Forum Trancoso, maior evento da comunidade de tecnologia da informação do Brasil, começa nessa quarta-feira (20), em Trancoso, na cidade de Porto Seguro (BA). Durante quatro dias (até dia 24), CIOs de grandes organizações e dos mais relevantes fornecedores de soluções do setor participarão de palestras e debaterão temas relevantes para o futuro do segmento.

O IT Forum Trancoso vai reunir aproximadamente 400 convidados entre CIOs e lideranças do setor de 81 empresas, com atividades que acontecem no Club Med, Teatro L’Occitane e no Quadrado – complexo de bares e restaurantes de Trancoso.

“Estamos muito felizes em voltar a realizar o nosso grande evento na Bahia após 2 anos”, ressalta André Cavalli, CEO da IT Mídia. “Durante quatro dias, realizaremos uma verdadeira imersão. É a possibilidade de conversar e debater importantes temas, gerar oportunidades de negócios e ainda criar relacionamento entre esta indústria e os executivos das 500 maiores empresas do Brasil.”

É a primeira vez que Trancoso recebe a comunidade de TI no IT Forum. Até então, o evento era realizado na Praia do Forte, a 40 km de Salvador, e antes na Ilha de Comandatuba, em Ilhéus.

O evento da Bahia é o segundo de uma série de três do IT Forum previstos para 2022, que marcam o formato híbrido (encontros presenciais e virtuais). O primeiro deles foi realizado no dia 16 de março no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e contou com mais de 400 executivos da indústria e CIOs. Nessa ocasião, 32 executivos receberam o Prêmio Executivo de TI do Ano 2022.

O terceiro e último encontro – o IT Forum Itaqui – está previsto para agosto, em Aldeia da Serra (SP), e terá como tema a sustentabilidade.

Conteúdo

Com o tema A Próxima Grande Onda: quântica e outras revoluções, o evento tem como objetivo debater que tecnologias e tendências moldarão o futuro das pessoas e das corporações, bem como as implicações que trarão para todos nós. A plenária de abertura será conduzida pelos professores Paulo Nussenzveig, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), e Osvaldo Pessoa Júnior, especialista em filosofia da ciência e professor do Departamento de Filosofia também da USP.

Outras atrações incluem aulas magnas – ou Master Classes – do especialista em inovação e economia digital Gil Giardelli, que vai falar sobre ESG Data e Web 3.0. Já a futurista e professora de tendências de comportamento e consumo da ESPM e do Instituto Europeu de Design (IED), Lorena Borja, vai destacar as novidades e o futuro na área dos negócios.

O vice-presidente B2B da Vivo também fará uma apresentação durante o evento. Nela, ressaltará o potencial do 5G para aplicações que pautarão o futuro das empresas. Já o novo presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga, vai discorrer em plenária sobre as tecnologias emergentes serão capazes de criar uma próxima onda da transformação.

Mais detalhes sobre a extensa programação podem ser vistos no site do evento.

Maria Bethânia

Para encerrar, a IT Mídia preparou um grande show de Maria Bethânia. É a primeira vez que a consagrada cantora da música popular brasileira se apresentará em Trancoso. O evento será fechado apenas para convidados.

Responsabilidade social

O IT Forum Trancoso também tem um importante papel social. Durante todo o evento, desde os encontros virtuais até as atividades presenciais, o Instituto IT Mídia vai realizar uma gamificação entre os participantes. A partir da ação serão distribuídas 25 bolsas de estudo para pessoas de baixa renda.

A ideia é ajudar a formar novos profissionais para o setor. As bolsas serão distribuídas entre os alunos do Instituto com objetivo de financiar a faculdade dos estudantes selecionados.

“Tanto a IT Mídia quanto as empresas que nos acompanham sabem da importância do nosso papel social. Atualmente, temos mais de 500 mil vagas abertas em tecnologia e algo precisa ser feito para garantir a sustentabilidade do setor de TI, além de ajudar pessoas de baixa renda a conseguir um futuro melhor e gerar mais oportunidades”, ressalta Cavalli.

Mais informações sobre o IT Forum Trancoso estão no site do evento.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.